Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 60 equipamentos e espaços aderiram à Rede de Arte Contemporânea

Mais de 60 equipamentos e espaços culturais, situados em 36 concelhos portugueses do continente e ilhas, aderiram à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), anunciou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Mais de 60 equipamentos e espaços aderiram à Rede de Arte Contemporânea
Notícias ao Minuto

18:17 - 17/02/23 por Lusa

Cultura Arte Contemporânea

"A primeira lista dos equipamentos /espaços que vão integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea -- RPAC é constituída por 58 entidades que dinamizam 66 espaços de fruição e criação artística no âmbito da arte contemporânea, assegurando ampla cobertura do território nacional", lê-se num comunicado hoje divulgado pela DGArtes.

O diploma do Governo que criou a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, publicado em 11 de maio de 2021 em Diário da República, define-a como uma plataforma de dinamização que irá promover a interação de 120 instituições dispersas pelo país, já identificadas.

Este projeto em rede foi iniciado com a instalação do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, a partir do conjunto das obras pertencentes à coleção do ex-Banco Português de Negócios (BPN), na mesma altura em que o Governo desencadeou um mapeamento dos espaços vocacionados para a arte contemporânea no território nacional.

A primeira fase de adesão à RPAC decorreu entre 15 de setembro e 18 de novembro do ano passado, tendo sido submetidos 78 pedidos de adesão.

Segundo a DGArtes, no comunicado hoje divulgado, os 66 equipamentos e espaços que aderiram à RPAC na primeira fase "estão dispersos por 36 concelhos em Portugal continental e regiões autónomas, nomeadamente seis no Alentejo, três no Algarve, 16 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 na Região Centro, 24 no Norte -- 14 na área Metropolitana do Porto --, dois na Região Autónoma da Madeira e um na Região Autónoma dos Açores".

Entre os equipamentos credenciados estão a Appleton, a Galeria Zé dos Bois, o Museu Arpad Szenes Vieira da Silva, o Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado e a Culturgest, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta (Ilha da Madeira), a Casa do Design de Matosinhos, a Fundação de Serralves e a Casa São Roque, no Porto, o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira, o gnration, em Braga, o Museu Jorge Vieira -- Casa das Artes, em Beja, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o LAC, em Lagos, o Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande (Ilha de São Miguel), o Antigo Matadouro de Évora e a Solar -- Galeria de Arte Cinemática, de Vila do Conde.

A DGArtes refere que "após a conclusão desta primeira fase, o processo de adesão passará a estar aberto em regime de permanência, sem interrupções, para as demais entidades que queiram submeter futuramente os seus pedidos".

A adesão à RACP "é feita de forma voluntária e sob o compromisso das entidades proprietárias e/ou gestoras de equipamentos culturais, sediadas em território nacional, promoverem atividades de valorização e dinamização da arte contemporânea, uma programação cultural própria e atividades de mediação de públicos".

Entretanto, "previsivelmente em abril", irá abrir o primeiro concurso de apoio financeiro aos equipamentos culturais credenciados na RPAC.

Em 2023, este programa de apoio conta com uma dotação de dois milhões de euros.

Leia Também: Coleção de arte do Estado estreia-se em Foz Côa esta sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório