Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Tanzânia proíbe 'Diário de um Banana'. Viola "normas culturais e morais"

O Governo da Tanzânia proibiu a utilização nas escolas de vários livros, incluindo de educação sexual, considerando que violam as "normas culturais e morais" do país, onde a homossexualidade é crime.

Tanzânia proíbe 'Diário de um Banana'. Viola "normas culturais e morais"
Notícias ao Minuto

18:54 - 14/02/23 por Lusa

Cultura Livros

"Estamos a banir estes livros de escolas e outros estabelecimentos de ensino porque são contrários às normas culturais e morais", disse esta segunda-feira o ministro da Educação, Adolf Mkenda, aos jornalistas.

Em particular, os vários volumes de "Diário de um Banana", uma série de livros ilustrados que venderam milhões de cópias em todo o mundo, são imediatamente proibidos.

O Governo não disse por que razão este título em particular era um alvo, mas disse que estavam a ser realizadas inspeções em bibliotecas escolares públicas e privadas para garantir a remoção destes livros.

A ministra incluiu ainda nesta primeira lista de livros "inaceitáveis" um sobre educação sexual e livros que mencionam pessoas da comunidade LGBTQ (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero).

Na semana passada, o Presidente Samia Suluhu Hassan exortou os líderes estudantis a desconfiarem das "culturas importadas" do estrangeiro.

Na Tanzânia, a homossexualidade é punível com uma pena de prisão entre 30 anos e prisão perpétua.

Leia Também: Conselho de Redação e delegadas sindicais querem "fazer ouvir voz do DN"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório