Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Casa da Criatividade vai receber Jorge Palma e Ruy de Carvalho

A Casa da Criatividade, em São João da Madeira, anunciou hoje parte da sua programação para 2023, propondo concertos por artistas como Jorge Palma e o brasileiro Castello Branco, e teatro de Agatha Christie com Ruy de Carvalho.

Casa da Criatividade vai receber Jorge Palma e Ruy de Carvalho
Notícias ao Minuto

19:20 - 03/02/23 por Lusa

Cultura São João da Madeira

Gerida por aquela Câmara Municipal do distrito de Aveiro, a principal sala de espetáculos do concelho cumprirá este ano uma década de atividade e no cartaz de 2023 procurará "conjugar escolhas diferenciadoras" com "ações especialmente dedicadas ao cinema, à discussão de temáticas atuais na sociedade e à mediação de projetos culturais e artísticos com a comunidade".

Para o presidente da Câmara de São João da Madeira, a programação em causa reflete também "um reforço das parcerias estabelecidas com diferentes instituições culturais locais e nacionais", o que não será indissociável do crescimento registado no número de espectadores da sala.

"Depois de dois anos de fortes condicionamentos à atividade cultural devido às medidas de combate à proliferação da covid-19, 2022 marcou uma retoma gradual da afluência de público aos equipamentos municipais, nomeadamente à Casa da Criatividade, que no ano passado passou a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, o que é revelador da sua importância", defendeu o autarca Jorge Vultos Sequeira.

O presidente da câmara socialista espera agora poder manter a tendência de aumento de público, embora reconheça que "a recuperação face aos anos da pandemia está inevitavelmente condicionada pelo impacto que a crise energética e a inflação têm no orçamento das famílias".

Entre os espetáculos já anunciados para a Casa da Criatividade incluem-se as peças teatrais "A Ratoeira", protagonizada por Ruy de Carvalho com base num enredo da escritora de policiais britânica Agatha Christie, e "Pérola sem Rapariga", uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II com encenação de Zia Soares a partir de um texto de Djaimilia Pereira de Almeida.

Quanto a concertos, a sala vai receber o cantor Jorge Palma, assim como o músico brasileiro Castello Branco e o guitarrista norte-americano Raul Midón.

Está ainda prevista mais uma edição do Novembro Jazz, que em 2023 apresentará a guitarrista portuguesa Raquel Martins, o projeto "Azar Azar" do pianista Sérgio Alves e o acordeonista João Barradas com a Orquestra de Jazz de Espinho.

No domínio da dança também haverá propostas no âmbito do programa "A Cidade Dança", com curadoria da coreógrafa e bailarina São Castro.

Leia Também: Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, teatro e ópera em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório