Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Coletivo Pandeiro LX prepara cortejo para celebrar Carnaval em Lisboa

O grupo que promove o samba, por via do pandeiro, vai festejar o Carnaval pela zona da Graça.

Coletivo Pandeiro LX prepara cortejo para celebrar Carnaval em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:12 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Carnaval

O coletivo Pandeiro LX vai promover no próximo dia 12 de fevereiro o 'Bloco Pandeiro LX', que consistirá num cortejo pelas ruas de Lisboa e num arraial, para celebrar pela primeira vez o Carnaval e a percussão, especialmente o pandeiro.

Os festejos vão começar às 14h00 no Largo da Graça, passando depois para A Voz do Operário, onde está marcado o 'Baile Já Que Sou do Pandeiro', que arranca às 16h00.

Em comunicado, o coletivo considera que esta "será a primeira vez que um bloco completamente formado por pandeiristas — como são conhecidos os instrumentistas do pandeiro — desfilará pelas ruas de Lisboa".

"O Rio de Janeiro tem blocos de carnaval formados por pandeiros, mas acompanhados de outros instrumentos de percussão. No Uruguai, há um bloco que é só de pandeiro e sopro. Acredito que aqui, na Europa, somos os primeiros a nos aventurar nesses mares" diz Juninho Ibituruna, 'idealizador' do projeto, citado no comunicado.

O cartaz do baile e cortejo incluem a orquestra de samba A Gafieira (19h00), o DJ Tupimambo (21h30) e o projeto Arapuca Gongon (formado pelo Jhon Douglas e Henrique Silva), com a banda Bleza (22h00), além de contar com um espetáculo audiovisual do projeto TechnoFoguete (00h00).

O grupo anuncia ainda que os ensaios são abertos aos domingos, a partir das 15h00, na Base Organizada da Toca das Artes (BOTA), no Largo de Santa Bárbara, com os ensaios marcados até ao dia 5 de fevereiro para quem quiser participar no cortejo.

O coletivo acrescenta ainda que a programação do espetáculo de Carnaval é "dedicada ao instrumentista brasileiro Jackson do Pandeiro", que descreve não só como "um grande percussionista, mas um cantor e compositor mítico, um artista completo, que tocava o instrumento como se ele fizesse parte do seu corpo".

Os bilhetes para o evento custam 10 euros em pré-venda, passando depois a 15 euros na bilheteira.

Leia Também: Galeria. Já começaram os preparativos para o Carnaval de São Paulo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório