Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Videoarte. Museu do Chiado acolhe Loops.Expanded, artistas internacionais

A edição deste ano do Loops.Expanded, plataforma de divulgação da videoarte, começará em Lisboa a 1 de fevereiro, com trabalhos de artistas da Argentina, Bélgica, Bielorrússia e Taiwan, no Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado (MNAC).

Videoarte. Museu do Chiado acolhe Loops.Expanded, artistas internacionais
Notícias ao Minuto

19:07 - 27/01/23 por Lusa

Cultura Museu do Chiado

A nova temporada de exibição do Loops.Expanded, rede de investigação, promoção e disseminação do conceito do 'loop' nas artes visuais, ativa como plataforma internacional de videoarte, irá decorrer até 26 de março.

A seleção e programação de Lisboa foi realizada por Alisson Avila e Irit Batsry (Loops.Expanded/DuplaCena) e é a primeira desta temporada, a que se seguirão outras edições em Madrid, Pisa e Amesterdão.

O Loops.Expanded vai exibir "A possible portrait of my mother" (2021), de Javier Olivera (Argentina), "Building" (2003), de Anouk de Clercq (Bélgica), "Five, Four, Three, Two" (2022), de Chia Yun Wu (Taiwan), e "Too Big Drawing" (2021), de Genadzi Buto (Bielorrúsia).

Segundo os curadores da edição portuguesa, o Loops.Expanded "traz uma seleção extrema e deliciosamente heterogénea, com obras que apresentam grandes 'nuances' de diversidade formal, geracional e geográfica relativamente ao seu objeto imagético", indica um comunicado divulgado pelo MNAC.

Os diferentes 'backgrounds' e formas de expressão dos artistas selecionados "evisceram o 'loop' sob as mais distintas perspetivas", acrescenta, sobre as criações que este ano serão exibidas.

O Loops nasceu em Lisboa por iniciativa da Duplacena, e deu origem a uma competição nacional de vídeo de cinco edições no MNAC, entre 2015 e 2019.

A exibição desta edição em Lisboa abre a sua temporada "com fôlego renovado", no âmbito de uma parceria que terá seguimento ao longo dos próximos cinco anos entre a DuplaCena, empresa produtora do projeto, e o MNAC, adianta.

O Loops.Expanded conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, via DuplaCena e de mecenato do Millenium BCP, através do MNAC.

AG // MAG

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório