Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cerimónias fúnebres de Jorge Loução acontecem segunda-feira em Almada

O corpo de Jorge Loução, cofundador da banda Roquivários, estará a partir das 09:30 de segunda-feira na capela do Cemitério de Vale Flores, em Almada, com cremação marcada para as 14:30, disse hoje à Lusa um familiar.

Cerimónias fúnebres de Jorge Loução acontecem segunda-feira em Almada
Notícias ao Minuto

10:58 - 27/01/23 por Lusa

Cultura Óbito

Nascido na Beira, em Moçambique, em 28 de janeiro de 1956, Jorge Loução morreu na manhã de quinta-feira no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, para onde fora transportado na quarta-feira, disse quinta-feira à Lusa a mesma fonte.

Loução destacou-se como compositor de canções e de êxitos como "Cristina (beleza é fundamental)", em particular da banda que fundou com o saxofonista Mário Gramaço, em 1980.

O músico, que iniciou carreira em 1972, fixou-se em Almada após o 25 de Abril de 1974, cidade onde tiveram origem os Rock & Varius, como assinavam na altura, só adotando a designação Roquivários posteriormente.

"Pronto a curtir" foi o primeiro álbum editado pela banda na editora Rádio Triunfo, em 1981, que incluía "Ela controla", o primeiro sucesso a afirmar o grupo e a destacá-lo na então vaga do chamado "Rock Português".

Jorge Loução (guitarra e voz), Juca (guitarra) Mário Gramaço (saxofone e voz), Midus Guerreiro (baixo e voz) e Fernando Rabanal (bateria) compunham a formação inicial dos Rock & Varius, disse à agência Lusa Mário Gramaço.

Já sem Juca na formação, os Rock & Varius ainda gravaram um 'single', com o tema "Totobola", com letra de Mário Gramaço e música de Jorge Loução, indicou o saxofonista.

Em 1982, o grupo edita "Roquivários", pela EMI Valentim de Carvalho, nome por que passaram a designar a formação, acrescentou.

Depois do segundo álbum, os Roquivários editaram um 'single' com o tema "Cristina (Beleza é fundamental"/ "Cristina não vais levar a mal mas beleza é fundamental"), pela mesma editora. A banda acabou em 1984.

Professor de educação musical e músico profissional, após o fim dos Roquivários, Jorge Loução formou os Graffiti, que, em 1988, lançaram um álbum, tendo, posteriormente, editado "Encontro" a solo.

A música foi constante na vida de Jorge Loução, que foi proprietário de um bar onde tocava, em Almada, e onde assumia que nunca deixaria de "fazer rock à sombra do Cristo-Rei".

Leia Também: Morreu músico Jorge Loução fundador dos Roquivários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório