Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Miguel Araújo distinguido com Prémio José da Ponte da SPA

O músico e compositor Miguel Araújo foi distinguindo com o Prémio José da Ponte 2023 da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo álbum 'Chá lá lá', editado no ano passado.

Miguel Araújo distinguido com Prémio José da Ponte da SPA
Notícias ao Minuto

14:01 - 26/01/23 por Lusa

Cultura Música

Num comunicado hoje divulgado, o agenciamento do músico recorda que 'Chá lá lá', o sexto álbum de Miguel Araújo, foi editado em março do ano passado, "uma vez mais de forma independente através da sua editora Chiu".

"O disco registou o maior número de vendas nacionais, na semana do seu lançamento, feito histórico alcançado por uma produção independente e vendida diretamente aos fãs através do 'site' oficial do artista", lê-se no comunicado.

'Chá lá lá' é composto por nove canções, entre as quais 'Talvez se eu dançasse' e 'Karma Kamikaze', e conta com a participação de António Zambujo, Joana Almeirante, Rui Pregal da Cunha, Rui Reininho e Tim.

O álbum premiado pela SPA foi editado no ano em que Miguel Araújo celebrou dez anos de carreira a solo. Antes disso, integrava Os Azeitonas.

Miguel Araújo compõe também para outros artistas, entre os quais Ana Bacalhau, Ana Moura, António Zambujo e Carminho, e no final de 2021 editou 'As Canções da Esperança', banda sonora da série da SIC 'Esperança', de César Mourão e Pedro Varela.

Além disso, conta no currículo com dois livros: 'Penas de pato' (2018) e 'Seja o que for' (2020).

Em 11 de fevereiro, Miguel Araújo inicia uma digressão nacional com a segunda temporada do espetáculo 'Casca de Noz', que apresentou pela primeira vez em 2019.

Nesta digressão de auditórios, "que percorre o País entre fevereiro e abril de 2023, o cantor e compositor surgirá sozinho em palco e sem guião, apenas amparado pelos seus instrumentos e pelas suas músicas, desafiando todo o seu talento, onde a mestria dos loops, das guitarras, da percussão e da voz do artista garantem um espetáculo único e inesperado".

Além disso, na segunda metade do ano volta a reunir-se em palco com António Zambujo, para concertos de voz e guitarra em 2023, em Lisboa, no Porto e em Ponta Delgada, sete anos depois de terem esgotado 28 espetáculos nos coliseus.

De acordo com a SPA, em comunicado, o prémio José da Ponte será entregue a Miguel Araújo no dia 15 de fevereiro, numa cerimónia na sede daquela entidade, em Lisboa.

O Prémio José da Ponte, batizado com o nome do ex-baixista, produtor musical e compositor, que foi administrador da SPA e morreu em 2015, aos 60 anos, tem como principal objetivo distinguir jovens criadores musicais portugueses.

Nas edições anteriores foram distinguidos com o galardão José da Ponte os D.A.M.A., Agir, Capicua, Diogo Piçarra, Márcia, Samuel Úria, Luís Severo e Rita Redshoes.

Esta semana, a SPA atribuiu também o Prémio de Jornalismo Cultural 2023, à jornalista do Público Teresa Firmino, e o Prémio Igrejas Caeiro 2023, à "importante figura da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal" José Nuno Martins.

Leia Também: Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, teatro e ópera em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório