Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'A oeste nada de novo' lidera nomeações dos prémios britânicos BAFTA

O filme 'A oeste nada de novo', do alemão Edward Berger, soma 14 nomeações para os prémios BAFTA, um recorde para uma obra em língua não inglesa na história da Academia Britânica de Cinema.

'A oeste nada de novo' lidera nomeações dos prémios britânicos BAFTA
Notícias ao Minuto

21:28 - 19/01/23 por Lusa

Cultura Bafta

As nomeações para os prémios de cinema da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão (BAFTA, na sigla original) foram reveladas hoje e 'A oeste nada de novo', um drama épico alemão da plataforma Netflix sobre a primeira Guerra Mundial, conta com 14 nomeações, entre as quais as de Melhor Filme, Realização, Elenco, Banda Sonora e Direção de Fotografia.

'A oeste nada de novo', que é uma nova adaptação de um romance de Erich Maria Remarque, acumula ainda a nomeação para o BAFTA de melhor filme em língua não inglesa, numa categoria onde estão também 'Corsage', 'Argentina, 1985', 'The Quiet Girl' e 'Decisão de partir'.

De acordo com a publicação Hollywood Reporter, 'A oeste nada de novo' iguala a produção 'O tigre e o dragão' (2000), de Ang Lee, como sendo o filme de língua não inglesa mais nomeado para estes prémios na história da Academia Britânica de Cinema.

Com dez nomeações para os BAFTA posicionam-se os filmes 'Os espíritos de Inisherin', de Martin McDonagh, e 'Tudo em todo o lado ao mesmo tempo', de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, que têm somado vários prémios e se posicionam entre os favoritos para os Óscares.

Além de 'A oeste nada de novo', para o BAFTA de Melhor Filme estão indicados 'Os espíritos de Inisherin', 'Tudo em todo o lado ao mesmo tempo', 'Elvis' e 'Tár'.

Para o prémio de Melhor Realização surgem nomeados Park Chan-Wook ('Decisão de partir'), Gina Prince-Bythewood ('A mulher rei'), Todd Field ('Tár'), Edward Berger, Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

Na categoria de melhor longa-metragem de animação estão 'Turning Red - Estranhamente Vermelho', de Domee Shi, 'Pinóquio', de Guillermo del Toro e Mark Gustafson, 'Marcel the shell with shoes on', de Dean Fleisher Camp, 'O gato das botas: O último desejo', de Joel Crawford.

Os vencedores dos BAFTA serão anunciados a 19 de fevereiro.

Leia Também: Filmes da Marvel voltam a estrear na China após três anos de censura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório