Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Teatro das Beiras tem três estreias programadas para 2023

O Teatro das Beiras vai estrear, este ano, três criações próprias e lançar a iniciativa "Quartas de Teatro", foi hoje anunciado por aquela companhia de teatro profissional sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Teatro das Beiras tem três estreias programadas para 2023
Notícias ao Minuto

19:02 - 09/01/23 por Lusa

Cultura Teatro

"São três produções que permitem chegar a diferentes públicos, o que tem sido sempre o mote das nossas escolhas. Ser abrangente em relação aos públicos e em relação aos temas", disse o diretor o Teatro das Beiras, Fernando Sena, na apresentação da programação para 2023.

Este responsável especificou ainda que a primeira produção - "Ai, que susto" - será trabalhada a partir de sessões realizadas com alunos das escolas do concelho sobre os medos que existem nestas idades e as formas como estes os encaram. Contará com texto e encenação de José Carretas, estando a estreia programada para 01 de março.

Em junho, será apresentada a peça "Um Hamlet Tragicómico", espetáculo de rua, construído a partir de Shakespeare e com encenação de Paulo Calatré, que vai trabalhar, pela primeira vez, com o Teatro das Beiras.

Já em outubro, será apresentada "Por todas as Medeias", peça encenada por Luísa Pinto, que cruza a temática da violência doméstica com a obra original de Eurípides.

No que concerne às "Quartas de Teatro", a aposta passa por acolher espetáculos de outras companhias. Será sempre a uma quarta-feira, uma peça por mês, estando o início marcado para 18 de janeiro, com o "Teatro Meridional" e a peça "Do deslumbramento".

A programação anual também integra a realização de mais um Festival de Teatro da Covilhã (em novembro) e o circuito de teatro nas freguesias do concelho da Covilhã, que vai levar, entre junho e agosto, a peça "Um Hamlet Tragicómico" a várias localidades.

O Teatro das Beiras tem ainda programada a digressão por diferentes salas do país com as peças que estreou em anos anteriores, nomeadamente "Molly Sweeney", "Pequeno Retábulo de García Lorca" e "Quem se chama José Saramago".

Além disso, vai continuar a participar no Circuito Ibérico de Artes Cénicas, onde estão sete companhias portuguesas e cinco espanholas.

Leia Também: Novo livro de João Luís Barreto Guimarães sai quinta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório