Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Quer saber mais sobre 'Os Lusíadas'? Porto terá curso breve sobre a obra

O curso vai decorrer em janeiro.

Quer saber mais sobre 'Os Lusíadas'? Porto terá curso breve sobre a obra
Notícias ao Minuto

18:57 - 27/12/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Cultura

O Museu da Cidade do Porto vai abrir, janeiro, um curso sobre 'Os Lusíadas', por forma a assinalar os 450 anos da 1.ª edição da obra portuguesa.

"'Os Lusíadas' entraram no nosso imaginário, na nossa cultura. A obra constitui sempre uma reflexão sobre o tempo presente", revela o orientador do curso, citado numa nota da autarquia da cidade, José Meirinhos. "Dos diferentes temas a abordar, o orientador da 12.º edição dos Cursos Breves destaca o destino, a ciência e a religião, mas também a riqueza do conteúdo e ritmo dos versos de [Luís Vaz de] Camões", lê-se na nota.

De acordo com a nota, o curso vai decorrer nos dias 9, 16, 23 e 30 da janeiro no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, entre as 18h e as 20h.

"Editado pela primeira vez em 1572, "Os Lusíadas" será o ponto de partida para ler e discutir Camões, o autor e a sua poesia, à luz dos contextos histórico e contemporâneo", lê-se ainda. O curso está organizado em quatro sessões, orientadas de cada sessão será "dedicada à leitura e análise de um canto da mais conhecida obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje".

Enquanto a 1.ª sessão, a partir da análise do primeiro canto 'O concílio dos deuses e o destino dos portugueses', prevê contextualizar o autor, a obra e a sua incorporação pela cultura portuguesa, na 2.ª sessão, os participantes terão a oportunidade de, a partir da personagem do 'Velho do Restelo', refletir sobre Portugal e a contrariedade. "Na terceira sessão, o foco incide sobre a ideia de metamorfose pelo amor (a partir do canto IX); por fim, o curso encerrará com um debate a respeito do futuro de Portugal a partir do estudo do canto X", rematam os responsáveis.

As inscrições podem ser feitas aqui e mais informações aqui.

Leia Também: Exposição de Paula Rego evoca histórias contra violência e opressão

Recomendados para si

Campo obrigatório