Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

'Last Things' de Deborah Stratman na programação do Festival de Berlim

A coprodução portuguesa 'Last Things', realizada e escrita por Deborah Stratman, vai fazer parte da programação do Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro do próximo ano, na secção Fórum Expandido, anunciou hoje a organização.

'Last Things' de Deborah Stratman na programação do Festival de Berlim
Notícias ao Minuto

15:06 - 20/12/22 por Lusa

Cultura Cinema

Embora surja naquela secção como estreia mundial, o filme consta também da programação do festival norte-americano de Sundance, que vai acontecer em janeiro.

Uma coprodução entre a norte-americana Pythagoras Film, a portuguesa Stenar Projects e a francesa Elinka Films, 'Last Things' ('Últimas coisas', em tradução livre) é um filme de 50 minutos que aborda a "evolução e a extinção do ponto de vista das rochas e de vários futuros outros".

"A geobiosfera é apresentada como um lugar de possibilidade evolucionária, onde humanos desaparecem, mas a vida perdura", pode ler-se na sinopse.

De acordo com a Stenar Projects, 'Last Things' é um "pequeno filme interessado na história grande e no agora longo", baseado nas novelas de proto-ficção científica do francês J.-H. Rosny (1856-1940).

Segundo a produtora portuguesa, o filme tem como "pedras de toque centrais" 0A Hora da Estrela', de Clarice Lispector, 'The Strange Adventures of a Pebble', de Hallam Hawksworth, a hipótese da evolução mineral de Robert Hazen e os cenários multiespécies do 'Chthulucene', de Donna Haraway, entre outras.

"Passagens de Rosny e entrevistas com [Marcia] Bjørnerud formam a coluna vertebral de ficção científica e ciência factual do filme. As rochas são a sua âncora. Tocar rochas é encontrar uma duração alienígena. Confiamos nas rochas como arquivos, mas podíamos também escrever em água. No final, são as partículas que restam", lê-se na página da produtora norte-americana.

A norte-americana Deborah Stratman é presença habitual no Curtas de Vila do Conde, "onde já venceu a Competição Experimental duas vezes, em 2003 e 2014", recorda a página do festival português.

Berlim anunciou vários outros detalhes da programação de 2023, incluindo a lista de participantes no programa Berlinale Talents, na qual está o brasileiro Lui Avallos, realizador e criador em Realidade Virtual, estudante na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, segundo o seu 'site' pessoal.

O 73.º Festival Internacional de Cinema de Berlim vai acontecer entre 16 e 26 de fevereiro do próximo ano.

Leia Também: Harvey Weinstein considerado culpado por violação e agressões sexuais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório