Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Realizador japonês Hayao Miyazaki terá novo filme em 2023

O realizador japonês Hayao Miyazaki vai estrear em 2023 uma nova longa-metragem de animação, ao fim de uma década, anunciaram hoje os estúdios Ghibli e a distribuidora Toho.

Realizador japonês Hayao Miyazaki terá novo filme em 2023
Notícias ao Minuto

19:02 - 13/12/22 por Lusa

Cultura Cinema

O filme intitula-se "Kimitachi wa do ikiru ka" ("Como é que vives", em tradução livre) e chegará aos cinemas japoneses a 14 de julho de 2023.

A longa-metragem inspira-se numa obra com o mesmo título, publicada em 1937 pelo autor de literatura para a infância Genzaburo Yoshino.

Segundo a revista Variety, a narrativa é sobre um adolescente de 15 anos, numa viagem de amadurecimento espiritual, de descoberta da pobreza e do sentido da vida, com a ajuda do diário de um tio.

Sem revelar mais detalhes sobre a produção, os estúdios Ghibli publicaram um detalhe de uma ilustração do que aparenta ser um pássaro, assinada por Miyazaki.

Este será o primeiro filme de Hayao Miyazaki em dez anos, depois de ter estreado "As asas do vento" (2013). Na altura, o cineasta anunciou que iria reformar-se, mas acabou por se dedicar a mais uma longa-metragem de animação.

Considerado um dos mais importantes criadores do cinema de animação, dentro e fora do Japão, Hayao Miyazaki está a poucos dias de celebrar 82 anos.

Entre os seus filmes, distintivos pelo cruzamento entre fantasia e realidade, fortemente marcados pela espiritualidade, pela natureza e pela infância, estão "O meu vizinho Totoro" (1988), "A princesa Mononoke" (1997), "A viagem de Chihiro" (2001) - que lhe valeu um Óscar e um Urso de Ouro em Berlim -, "O Castelo Andante" (2004) e "Ponyo à beira-mar" (2008).

É ainda autor de séries de televisão - como "Conan, o rapaz do futuro" - e manga (banda desenhada japonesa), como a série "Nausicaa".

Hayao Miyazaki foi ainda um dos fundadores, juntamente com Isao Takahata, dos estúdios Ghibli, de onde saíram todas aquelas produções.

Leia Também: Cinemas quase duplicam receitas e audiência até novembro face a 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório