Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Coliseu do Porto com circo que podia ser "versão infantil" de 'Mad Max'

O Circo de Natal regressa ao Coliseu do Porto a partir de hoje e, até 08 de janeiro, vai apresentar música, dança, fogo, malabarismo e outras artes num cenário que "podia ser a versão infantil" de "Mad Max".

Coliseu do Porto com circo que podia ser "versão infantil" de 'Mad Max'
Notícias ao Minuto

12:09 - 08/12/22 por Lusa

Cultura Coliseu do Porto

"Seguimos a história de uma companhia de circo em fuga da cidade, depois de vários espetáculos fracassados. Perdidos no meio do deserto, encontram um grupo de 'azarentos' que ali vivem isolados, pois acreditam ser a única forma de fazer existir a sua arte e as suas crenças", pode ler-se na sinopse do Circo de Natal do Coliseu do Porto.

A celebração vai ser feita "com música, dança, magia, fogo, malabarismo, 'clown', suspensão capilar, 'rolla bolla', pinos, 'diabolo', roda 'cyr' e até uma roda da morte".

Toda a sala do Coliseu do Porto vai transformar-se num "grande deserto 'cyberpunk'", onde os artistas circenses vão estar vestidos como se fossem "personagens de um videojogo", onde se vai tentar ficcionar o deserto com montanhas áridas do livro "Os Gigantes da Montanha", de Luigi Pirandello, explicou à Lusa, semanas antes da estreia, a presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto e responsável pelo conceito desta edição, Mónica Guerreiro.

Em entrevista telefónica à agência Lusa, Mónica Guerreiro assumiu que os principais "pontos de interesse" deste novo espetáculo de circo têm a ver com a ideia de não haver interrupções na construção da mensagem ao longo dos 95 minutos de duração, onde a magia e a música ao vivo com uma banda de fanfarra vão estar presentes do princípio ao fim.

Na edição de 2022, o Circo de Natal do Coliseu conta com a direção artística de Rui Paixão, um 'clown' e mimo e o primeiro português a fazer parte do Cirque du Soleil como criador original, que propõe que o público seja levado a imaginar, em conjunto com os artistas, como é que seria o último ato da fábula inacabada "Os Gigantes da Montanha" do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, que morreu antes de ter terminado a peça.

A direção do ilusionismo está a cargo do mágico Mário Daniel e a direção musical é assinada pelo compositor e maestro Ramón Galarza.

Os bilhetes custam entre nove e 19 euros. As crianças até aos 3 anos têm 75% de desconto e a crianças maiores de 3 anos e estudantes têm 50% de desconto, assim como famílias com mais de três elementos. Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto podem usufruir de 20% de desconto.

As sessões com audiodescrição estão agendadas para os dias 29 de dezembro, dia 07 e 08 de janeiro.

As sessões com Língua Gestual Portuguesa acontecem dias 11 de dezembro, 04 e 07 de janeiro.

Leia Também: Cinema Batalha reabre no Porto como "força de reunião social e cultural"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório