Meteorologia

  • 31 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 14º

Morreu, aos 91 anos, o escritor francês Dominique Lapierre

Era um dos co-autores do livro 'Paris está arder?'.

Morreu, aos 91 anos, o escritor francês Dominique Lapierre
Notícias ao Minuto

08:40 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Dominique Lapierre

O escritor Dominique Lapierre morreu, na sexta-feira, aos 91 anos, de acordo com o que a esposa avançou ao jornal francês Var-Matin.

A viúva explicou que Domique morreu em resultado da "idade avançada" e que estava em paz, já que ele "já não está a sofrer".

O autor vendeu milhões de de livros, e foi o co-autor de 'Paris está a arder?' - em conjunto com o americano Larry Collins. O sucesso, editado pela primeira vez no anos 60, conta a história da libertação de Paris pela resistência francesa, em 1944. O livro foi mais tarde adaptado para um filme por Gore Vidal, Francis Ford Coppola, Jean Aurenche, Pierre Bost e Claude Brulé.

Mas este não é o único sucesso que escreveu com Collins, tendo a dupla escrito a quatro mãos mais cinco livros - a 'coleção' vendeu cerca de 50 milhões de cópias.

Para além de parceiros de profissão, os escritores foram ainda vizinhos durante muito tempo, com uma casa separada por um 'court' de ténis em Sain-Tropez.

O escritor vivia em Ramatuelle, na região da Provença. Também durante a sua vida foi jornalista na revista Paris Match, e passou muito tempo na Índia, experiências que serviram para inspirar também um dos seus livros mais conhecidos, 'A cidade de alegria'. O livro conta a história de um puxador de riquexó, que foi adaptada para o cinema por Roland Joffe, em 1992.

Em 2005, Lapierre disse que devido a este filme, assim como a doações de leitores, "foi possível curar um milhão de pacientes com tuberculose em 24 anos e cuidar de nove mil crianças com lepra". 

Leia Também: Queer Porto. Filme 'La dernière séance' conquista prémio principal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório