Meteorologia

  • 06 FEVEREIRO 2023
Tempo
16º
MIN 6º MÁX 18º

Embaixada de Portugal nos EUA exibe 'Uma Sinfonia de Coragem'

A Embaixada de Portugal em Washington exibirá em 13 de dezembro "Uma Sinfonia de Coragem", um documentário da realizadora Beth Mendelson sobre o percurso de Farida e Zohra Ahmadi, duas pré-adolescentes afegãs, a que se seguirá um debate.

Embaixada de Portugal nos EUA exibe 'Uma Sinfonia de Coragem'

O evento terá lugar na residência do embaixador, Francisco Duarte Lopes, e contará com a presença de Beth Mendelson, produtora executiva sénior de Programação Especial e Documentários da Voice of America, a maior emissora internacional financiada pelos Estados Unidos.

O documentário "Uma Sinfonia de Coragem" segue o percurso de Farida e Zohra Ahmadi, duas pré-adolescentes e as últimas estudantes do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (ANIM, na sigla em inglês) a serem retiradas do país após a tomada de poder do regime talibã.

O tio e guardião Juma Ahmadi documenta os seus últimos momentos no país, pintando um retrato cru e íntimo da sua viagem para sair do Afeganistão.

Após um breve período em Doha, Farida e Zohra Ahmadi viajaram para Lisboa. Ao chegar a Portugal, as jovens retomaram as aulas no realojado ANIM e voltaram a atuar com a orquestra.

"O ANIM, a única escola de música do país, abriga a mundialmente famosa Orquestra Zohra - o primeiro conjunto só de mulheres no Afeganistão. O diretor do ANIM, Ahmad Sarmast, trabalhou com uma equipa internacional de filantropos, políticos e músicos - incluindo o renomado violoncelista Yo-Yo Ma e o senador norte-americano Bill Cassidy - para facilitar a retirada de 273 estudantes, professores e funcionários do ANIM", indicou a embaixada de Portugal em comunicado.

Farida e Zohra estão empenhadas em manter viva a história cultural do Afeganistão e desejam um futuro onde possam regressar, em segurança, à sua terra natal, destaca ainda a nota.

A seguir à exibição do documentário, seguir-se-á um debate e uma sessão de perguntas e respostas, que contarão com a participação de Ahmad Sarmast, fundador e diretor do ANIM, e Jessica Lustig, membro da direção do ANIM, além de Francisco Duarte Lopes e Beth Mendelson.

A moderação do debate ficará a cargo de Melanne Verveer, diretora executiva do Instituto Georgetown para Mulheres, Paz e Segurança.

O documentário "Uma Sinfonia de Coragem" teve a sua estreia mundial no dia 01 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Leia Também: Livro de Nick Cave e Sean O'Hagan editado em Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório