Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'Ponte nas ondas' integra Boas Práticas de Património Imaterial da UNESCO

O projeto luso-galaico "Ponte nas Ondas" foi hoje reconhecido pela UNESCO, em Rabat, Marrocos, passando a integrar o Registo de Boas Práticas de Salvaguarda de Património Cultural Imaterial daquela organização internacional, tornando-se na primeira candidatura portuguesa da lista.

'Ponte nas ondas' integra Boas Práticas de Património Imaterial da UNESCO
Notícias ao Minuto

16:45 - 01/12/22 por Lusa

Cultura UNESCO

A confirmação aconteceu hoje na 17.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), que está a decorrer há dias em Rabat, Marrocos.

Em comunicado enviado às redações, a Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas! congratulou-se com o reconhecimento de "um programa cultural nascido nas aulas portuguesas e galegas [que] foi considerado pela UNESCO um exemplo para o mundo".

De acordo com o texto, a UNESCO destacou ainda "o empenho dos professores que há mais de 25 anos sensibilizam os mais novos sobre a preservação do património cultural na fronteira de Galiza e Portugal".

Segundo a associação, a UNESCO realçou ainda que "a utilização das rádios escolares, a lusofonia, o rico legado da tradição cultural" comum às duas regiões vizinhas "e o êxito entre os mais jovens impulsionaram este programa educativo sobre a divulgação do património".

Para a UNESCO, "tudo isto serve de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiriças e em países em desenvolvimento".

Também em comunicado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) felicitou a Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas pela inscrição da sua candidatura, sublinhando tratar-se da "primeira vez que Portugal vê inscrita uma candidatura no registo de Boas Práticas de Salvaguarda da UNESCO".

A DGPC "enaltece a importância deste projeto transfronteiriço, reconhecendo-o como exemplo meritório da forma como as comunidades de dois países têm trabalhado em conjunto em prol da salvaguarda de um património comum".

O projeto Ponte... nas Ondas! nasceu há mais de 25 anos nas escolas do sul de Pontevedra, em Espanha, e do Alto Minho, em Portugal.

Através da associação com o mesmo nome, o trabalho desenvolvido foi no sentido de "salvaguardar o património cultural imaterial na fronteira portuguesa e galega, mediante a criação de espaços onde o património se pudesse praticar e transmitir às gerações mais novas".

O professor e coordenador da Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas!, Santiago Veloso, citado na nota, adiantou que a inclusão do projeto na lista da UNESCO reconhece "uma trajetória de 27 anos e um modelo próprio criado na fronteira de Portugal e da Galiza, onde se integra o património e a rádio escolar, numa fórmula única".

Santiago Veloso espera que esta "oportunidade histórica sirva de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiriças em conflito".

A candidatura multinacional hoje inscrita na lista da UNESCO, apresentada por Portugal e Espanha com o apoio da Junta da Galiza, foi formalizada em março de 2021.

Leia Também: Ministra diz ser "preciso proteger diariamente os ganhos da Restauração"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório