O retrato de William Shakespeare, que o historiador britânico Mark Griffiths diz ser o único conhecido feito durante a vida do mais célebre dos dramaturgos ingleses, foi colocado à venda por mais de 10 milhões de libras (cerca de 11 milhões de euros).
Segundo a notícia avançada pelo The Guardian, na quarta-feira, o proprietário está a colocar a peça à venda através de negociação particular, sem dar possibilidade de leilão.
O retrato é obra do pintor da corte do rei Jaime I, Robert Peake, e está assinado e datado de 1608. A imagem foi descoberta na gravura da capa de um ‘The Herbal’, um dos mais importantes livros de botânica do século XVI, da autoria de John Gerard, referiu o historiador Mark Griffiths em 2015, na revista Country Life.
O retrato esteve exposto no hotel Grosvenor House, em Londres, na quarta-feira. De acordo com os organizadores da venda, existiam conexões “fortes” entre Shakespeare e Peake, que se acredita ter sido contratado para pintar retratos de membros de alta hierarquia da corte e da era jacobina, período da história inglesa e escocesa.
Leia Também: Universo de Shakespeare transportado para percurso sonoro por Viseu