Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Guitarrista Pedro de Castro homenageia os mestres em álbum de estreia

O primeiro álbum do guitarrista e compositor de fado Pedro de Castro, "Festim", chega ao mercado a 09 de dezembro, o mesmo dia em que sobe ao palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Guitarrista Pedro de Castro homenageia os mestres em álbum de estreia
Notícias ao Minuto

09:34 - 17/11/22 por Lusa

Cultura Pedro de Castro

Pedro de Castro há muito tempo tinha vontade de gravar um disco, mas foi adiando por várias razões. Além de acompanhador habitual de vários fadistas, é também produtor musical, e gere a sua própria casa de fados, "Mesa de Frades", no bairro lisboeta de Alfama.

"Felizmente há muito trabalho e fui adiando a gravação do álbum, há uns anos quis gravar, mas o meu mestre, José Luís Nobre Costa (1941-2014), ainda não tinha gravado e fiz questão de gravar com ele primeiro", afirmou o músico à agência Lusa.

Sobre o título do álbum, um duplo CD com 21 temas, Pedro de Castro explicou: "'Festim' porque é uma festa à guitarra portuguesa, que tem um espólio gigante [de composições] de grandes mestres da guitarra portuguesa e eu decidi fazer uma homenagem a esses guitarristas/compositores".

Deste trabalho fazem parte, entre outros, "Fado Picoas", de José Luís Nobre Costa, "Noturno", de Casimiro Ramos, "Nostalgia", de Jaime Santos (1909-1982), o compositor com o maior número de temas no álbum, ou "Vira de Frielas", de José Nunes.

Outros temas surgem como "homenagem", a Raul Nery, interpretando deste guitarrista o indicativo de um programa de fados da antiga Emissora Nacional e "Confidências à guitarra", a José Luís Nobre Costa, para além dos temas "Olhando o Mar" e "Homem do Ribatejo", ou ainda, a Carlos Paredes (1925-2004), com a interpretação numa faixa de "Mudar de Vida", "Melodia Número 2", "Movimento Perpétuo" e "Variações em Lá Menor".

Com Pedro de Castro gravaram os violas André Ramos, Jaime Santos Jr., Carlos Manuel Proença, João Mário Veiga e Diogo Clemente, e ainda Artur Caldeira, na guitarra clássica, e Francisco Gaspar, na viola-baixo.

"Rodeei-me de pessoas que fazem parte do meu percurso, nomeadamente os violas, artistas muito especiais, a quem entreguei, basicamente, os arranjos de cada um dos temas", disse.

"Este não é um disco meu, é um festim, com este repertório", ao juntar vários músicos, incluindo os guitarristas Bernardo Couto e Luís Guerreiro, que afirmou admirar e "gostar muito" de ouvir.

Pedro de Castro salientou à Lusa que "a guitarra portuguesa antes de tudo é um instrumento" que "tem essa amarra cultural [ao fado] que é absolutamente extraordinária, mas não deixa de ser um instrumento, inclusivamente, pode tocar qualquer género de música".

"Agora, também há uma linguagem da guitarra portuguesa para o instrumento guitarra portuguesa que está muito subvalorizada e que não é tão conhecida e que aí pode libertar o seu lado mais virtuoso, porque nos fados tem o papel de acompanhar a voz, por isso é que se chama acompanhador", acrescentou, realçando que, "quando [a guitarra] é solista tem mais espaço e liberdade".

Neste projeto discográfico Pedro de Castro empenhou-se em homenagear aqueles que considera seus mestres interpretando ainda temas de Armando Freire, "Armandinho", Francisco Carvalhinho, Pedro Caldeira Cabral, entre outros.

De sua autoria gravou apenas "Festival" e incluiu o seu tema "Folclore Castrense" na faixa "Viagem ao Ribatejo" com a "Marcha Ribatejana", de António Gavino.

No dia 09 de dezembro, pelas 21:00, Pedro de Castro sobe ao palco do grande auditório do CCB, com amigos e companheiros de percurso - Jaime Santos Jr., André Ramos, e Bernardo Saldanha, à viola, Artur Caldeira, na guitarra clássica, e ainda, na guitarra portuguesa, Luís Guerreiro e Bernardo Couto.

Castro disse à Lusa que será "um momento único e irrepetível", em que vai "apenas" tocar seis temas do novo álbum.

Pedro de Castro nasceu em São Paulo, no Brasil, em agosto de 1977, nas viveu a infância em Cascais, onde reside. O pai era músico profissional, e fez parte da Banda da Marinha e de alguns grupos musicais na década de 1960.

O seu percurso musical começou aos 5 anos, com aulas de piano. Aos 14 anos, e por influência do guitarrista José Luís Nobre Costa, começou a dedicar-se à guitarra portuguesa, tocando desde então. Apresentou-se em casas do fado como no Arreda, em Cascais, e no Amália Clube de Fado, em Lisboa.

O duplo CD "Festim" de Pedro de Castro é editado pela chancela discográfica do Museu do Fado.

Leia Também: Nova geração garante tradição do Fado Vadio em Alfama

Recomendados para si

;
Campo obrigatório