Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Conto infantil de Saramago na base de espetáculo em cena em Castro Marim

O município de Castro Marim vai comemorar o centenário do nascimento de José Saramago, que se assinala a 16 de novembro, com um espetáculo baseado no seu conto infantil "A Maior Flor do Mundo", anunciou a autarquia.

Conto infantil de Saramago na base de espetáculo em cena em Castro Marim
Notícias ao Minuto

16:15 - 06/11/22 por Lusa

Cultura Espetáculo

A sessão está marcada para as 21:00 de dia 15, véspera da data de nascimento do autor português, e vai fazer "uma revisita ao livro do escritor", que entrará "dentro da própria narrativa" para transformar-se "em personagem, questionando a sua capacidade de escrita" e o "ser capaz de algum dia escrever uma história para crianças", antecipou a Câmara de Castro Marim.

O espetáculo, constituído por "palavra, música e dança", é produzido pela Foco Lunar e conta com "criação de Vasco Letria, música original da Inversus e coreografia de Paula Pinto", acrescentou a autarquia do distrito de Faro num comunicado.

"Tão delicado quanto surpreendente, [o espetáculo] promete chegar, através do imaginário dos mais novos, 'aos mais doces e ternos recantos do nosso coração'", considerou a autarquia sobre a atuação agendada para 15 de novembro.

José Saramago é autor de uma obra literária que foi "distinguida em diversos países", tendo sido galardoada, em 1995, com o Prémio Camões, o maior atribuído a escritores de língua portuguesa, e atingido um dos seus pontos mais altos, em 1998, com a conquista do prémio Nobel da literatura.

"José Saramago consagrou-se para além das fronteiras de Portugal. É um 'escritor do mundo', cuja obra se expressa em diferentes manifestações artísticas, educativas, políticas e sociais, levando consigo, incontornavelmente, a língua e a cultura portuguesas", destacou ainda a Câmara algarvia.

Nascido a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, concelho da Golegã, José Saramago morreu a 18 de junho de 2010, aos 87 anos, em Lanzarote, ilha pertencente ao arquipélago espanhol das Canárias, onde tinha fixado residência com a sua segundo mulher, Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, cuja sede foi instalada na Casa dos Bicos, em Lisboa.

As comemorações do centenário do nascimento de José Saramago começaram a 16 de novembro de 2021 e concluem a 16 de novembro de 2022, após um ano em que a obra do escritor foi destacada por todo o país e no estrangeiro e assinalada com múltiplas atividades culturais, como leituras públicas de livros, espetáculos de dança e exposições, entre outras.

Leia Também: Centenário de Saramago celebrado na sexta-feira com concerto em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório