Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cinema Ideal junta-se ao 'Mês do Cinema Europeu' da academia europeia

Mais de trinta salas de cinema, incluindo o lisboeta Cinema Ideal, participam este mês numa iniciativa da Academia de Cinema Europeu para celebrar a diversidade da produção cinematográfica europeia, foi, esta sexta-feira, anunciado.

Cinema Ideal junta-se ao 'Mês do Cinema Europeu' da academia europeia
Notícias ao Minuto

17:30 - 04/11/22 por Lusa

Cultura Cinema

A iniciativa intitula-se 'Mês do Cinema Europeu' e consiste numa programação mensal de exibição de cinema, entre 13 de novembro e 10 de dezembro, envolvendo 35 salas de cinema, de outros tantos países europeus.

Portugal participa com o cinema Ideal, em Lisboa, e do mapa divulgado é possível ver salas e auditórios de Itália, França, Croácia, República Checa, Islândia e Ucrânia, com o cinema Zhovten, em Kyiv.

A plataforma MUBI também se associa ao evento, exibindo uma centena de longas-metragens europeias.

Em comunicado, o diretor da Academia de Cinema Europeu, Matthijs Wouter Knol, explica que esta iniciativa pretende estreitar o trabalho em rede entre as salas de cinema e chamar a atenção para "a riqueza e a vulnerabilidade" do cinema europeu.

O 'Mês do Cinema Europeu' irá culminar com a atribuição do Prémios Europeus de Cinema, uma das iniciativas de maior visibilidade da academia, cuja cerimónia está marcada para 10 de dezembro em Reiquiavique.

A academia anuncia no próximo dia 8 a lista completa de nomeados para os prémios, embora já tenha revelado anteriormente os candidatos de algumas categorias.

O filme de animação 'Ice Merchants', de João Gonzalez, está nomeado para melhor curta-metragem europeia.

Na categoria de melhor longa-metragem europeia de animação surge o filme 'Interdito a Cães e Italianos', de Alain Ughetto, que conta com coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes.

Leia Também: Xanana Gusmão surpreendido ao receber prémio literário Guerra Junqueiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório