Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Festival Queer Porto conta com cerca de uma dezena de filmes portugueses

Cerca de uma dezena de filmes portugueses, entre os quais "Tornar-se um homem na Idade Média" e "Rua dos Anjos", vão passar no festival Queer Porto, que arranca no dia 29, anunciou hoje a organização.

Festival Queer Porto conta com cerca de uma dezena de filmes portugueses
Notícias ao Minuto

11:40 - 02/11/22 por Lusa

Cultura Queer Porto

Na competição oficial hoje anunciada está apenas um filme português, "Rua dos Anjos", protagonizado, escrito e realizado por Renata Ferraz, realizadora, e por Maria Roxo, que durante mais de vinte anos viveu do trabalho sexual.

Para o Prémio Casa Comum foram selecionadas oito curtas-metragens, entre as quais "Tornar-se um homem na Idade Média", de Pedro Neves Marques, "Um caroço de abacate", de Ary Zara, "Aos dezasseis", de Carlos Lobo, e "Azul", de Ágata de Pinho, todos já apresentados em festivais internacionais.

Na secção "Queer Focus", voltará a abordar-se a temática da ecosexualidade, "sobre as questões queer contemporâneas na sua relação com a natureza", que já tinha sido tema levado pelo Festival Queer este ano a Nice, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França.

Em nota de imprensa, o festival aponta ainda "uma das mais esperadas sessões" deste ano, com a exibição do documentário brasileiro "Máquina do Desejo - 60 anos do Teatro Oficina", de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, e que contará com a uma conversa com este último realizador.

A sessão de encerramento do Queer Porto será com o filme "Les amours d'Anaïs", de Charline Bourgeois-Tacquet, protagonizado por Valeria Bruni Tedeschi.

Nesta oitava edição, o Queer Porto decorrerá de 29 de novembro a 04 de dezembro e expande-se a novos espaços, nomeadamente o Teatro Helena Sá e Costa, juntando-se ao Teatro Rivoli, Reitoria da Universidade do Porto e Maus Hábitos.

Leia Também: 'Wet Sand' vence o prémio de Melhor Filme do Queer Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório