Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

É oficial! Liverpool recebe a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Reino Unido recebe o Festival Eurovisão da Canção pela oitava vez, apesar da vitória ucraniana na edição deste ano.

É oficial! Liverpool recebe a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Liverpool foi a cidade britânica escolhida para acolher a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em maio no Reino Unido, apesar da vitória ucraniana na última edição. De fora, ficou Glasgow. O anúncio foi feito, esta sexta-feira, a União Europeia de Radiodifusão (UER).

Foi também anunciado que o evento irá acontecer entre os dias 9 e 13 de maio, sendo, como de habitual, dividido entre duas semifinais (9 e 11 de maio) e a Grande Final (13 de maio).

"A Grande Final do Festival Eurovisão da Canção 2023 acontecerá na Liverpool Arena", lê-se em comunicado.

"Liverpool foi escolhida na sequência de um forte processo de licitação da cidade que examinou as instalações no local; a capacidade de acomodar milhares de delegações visitantes, tripulação, fãs e jornalistas; as infraestruturas; e a oferta cultural da cidade anfitriã, refletindo a vitória da Ucrânia em 2022", acrescenta a nota.

No total, sete cidades foram consideradas para organizar o certame - Glasgow, Liverpool, Birmingham, Leeds, Manchester, Newcastle e Sheffield - mas apenas Glasgow e Liverpool ficaram como finalistas.

No final de setembro, a emissora estatal britânica BBC, responsável por transmitir o festival, revelou que as cidades finalistas foram escolhidas devido à sua oferta geral mais forte.

“A Eurovisão é um evento bastante complexo. Liverpool e Glasgow têm mais força em termos de oferta”, afirmou Phil Harrold, diretor do comité de seleção da BBC. “Estamos determinados a fazer com que a Eurovisão 2023 reflita tanto a vitória da Ucrânia, como que seja um evento no qual todo o Reino Unido possa participar”.

Esta é a oitava vez que o Reino Unido recebe e organiza o Festival. Quatro destas vezes foram em Londres e nas cidades de Edimburgo, Brighton, Harrogate e Birmingham, que foi a última em 1998.

A União Europeia de Radiodifusão (UER) e a BBC revelaram, em julho, que o Reino Unido irá receber o festival no próximo ano, apesar de a Ucrânia ter vencido a edição anterior. Em causa estiveram incertezas sobre se o país teria condições para receber o evento por causa da invasão russa.

Recorde-se que a banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, no dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema 'Stefania' arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.

[Notícia atualizada às 19h33]

Leia Também: Zelensky acusa Rússia de ser o "Estado mais antieuropeu do mundo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório