Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Festival DocLisboa começa hoje com Lula Pena e filme de Lucrecia Martel

O festival de cinema DocLisboa começa hoje com uma atuação de Lula Pena e com o filme "Terminal Norte", da realizadora argentina Lucrecia Martel, num "momento que expande os limites do ecrã e cruza o cinema com a música".

Festival DocLisboa começa hoje com Lula Pena e filme de Lucrecia Martel
Notícias ao Minuto

06:18 - 06/10/22 por Lusa

Cultura DocLisboa

O festival dedicado ao documentário cumpre a 20.ª edição com mais de 200 filmes e propõe duas retrospetivas, nomeadamente sobre o passado colonial de França e Portugal, com o título 'A questão colonial'. Nele será exibido, por exemplo, o filme coletivo 'O regresso de Amílcar Cabral' (1976), de Djalma Martins Fettermann, Flora Gomes, José Bolama Cubumba, Josefina Lopes Crato e Sana na N'Hada.

Até ao dia 16, na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal, o DocLisboa contará com 44 filmes portugueses, entre os quais 'O que podem as palavras', sobre o livro 'Novas Cartas Portuguesas', de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

O filme, de Luísa Marinho e Luísa Sequeira, coloca as escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em diálogo com a poeta Ana Luísa Amaral sobre o processo criativo e o impacto daquela obra na sociedade portuguesa e no movimento feminista internacional.

Dos filmes portugueses destacam-se ainda 'Onde fica esta rua? Ou sem antes nem depois', de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que remete para 'Os Verdes Anos' (1963), de Paulo Rocha, e para 'Objetos de Luz', de Acácio de Almeida e Maria Carré, que encerrará o DocLisboa.

Da programação fazem parte também 'Everything will be ok', de Rithy Panh, sobre democracia e totalitarismo, feito apenas com recursos a pequenas figuras e bonecos, e que foi premiado este ano em Berlim, e 'The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice Krafft', documentário de Werner Herzog dedicado a um casal de vulcanologistas franceses.

Do realizador ucraniano Sergei Loznitsa estará presente um retrato do antigo presidente lituano Vytautas Landsbergis, no filme 'Mr Landsbergis', enquanto de Frederick Wiseman o DocLisboa exibirá 'Un Couple', sobre 'a relação conturbada de Lev e Sofia Tolstói'.

Leia Também: Festival DocLisboa dedica 20.ª edição a Jean-Luc Godard

Recomendados para si

;
Campo obrigatório