Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Artis XXI leva música a edifícios religiosos em Lagoa e Vila do Bispo

O quarto ciclo Artis XXI decorre entre quarta-feira e 28 de outubro com concertos em Lagoa e na e Ermida da Guadalupe, em Vila do Bispo (Faro), propondo destacar um reportório escrito para instrumentos de sopro, foi hoje anunciado.

Artis XXI leva música a edifícios religiosos em Lagoa e Vila do Bispo

Shutterstock 

Notícias ao Minuto

17:25 - 04/10/22 por Lusa

Cultura Ciclo Artis XXI

A edição deste ano dedica um fim de semana exclusivamente ao acordeão, instrumento que "ocupa um lugar importante" na cultura algarvia, ao mesmo tempo que pretende "incentivar e valorizar a ascensão do trabalho desenvolvido pelas mulheres neste campo, dominantemente masculino", indicou a organização em comunicado.

Ao mesmo tempo, pretende conjugar a interpretação de obras musicais escritas para pequenos agrupamentos "em espaços icónicos e centrais das diversas comunidades locais", como é o caso do património edificado religioso de Lagoa, no distrito de Faro, lê-se na nota.

Com direção artística de Elsa Mathei, o evento arranca na quarta-feira às 17h00 com o concerto "Música no feminino", interpretado por um quinteto de sopro, na Ermida da Guadalupe, em Vila do Bispo, espetáculo que repete na sexta-feira, às 19h00, na Igreja Matriz de Lagoa.

O quarto ciclo de concertos Artis XXI prossegue no domingo com a atuação do quarteto de sopro Projeto Armilar, às 17h00, na Ermida da Guadalupe, seguindo-se no dia 14, "Impressions", pelo Duo Trompa e Harpa, na Igreja de Porches (Lagoa).

No dia 21 a Igreja do Parchal recebe "Dias do Acordeão", pelos AfrettanDuo, que repetem o espetáculo no dia 22 na Igreja da Mexilhoeira da Carregação (Lagoa), ambos com início marcado para as 19h00.

O ciclo de concertos encerra no dia 18 de outubro com "Ecos -- música para voz, clarinete e piano", pelo Trio Voz, Clarinete e Piano, marcado para as 19h00, na Igreja de Ferragudo, em Lagoa.

O evento tem ainda prevista a realização, no dia 22, no Conservatório de Artes de Lagoa, de uma oficina de trabalho dirigida a alunos do ensino do acordeão, a fim de os motivar para o estudo deste instrumento e promover a sua divulgação enquanto instrumento de concerto, e a iniciativa "Manhãs Musicais Artis XXI", em quatro centros seniores de Lagoa.

Produzido pela Artis XXI, o ciclo de concertos é apoiado pela Direção-Geral das Artes, Direção Regional de Cultura do Algarve e pelo Município de Lagoa.

Leia Também: Fomos a um espetáculo burlesco do Maxime e contamos-lhe tudo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório