Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Filme de Jonathan Ben-Shaul distinguido no Arquiteturas Film Festival

O documentário 'What shall we do with these buildings', de Jonathan Ben-Shaul, que aborda o legado da arquitetura soviética em Karkiv, na Ucrânia, venceu o Prémio do Público do 9.º Arquiteturas Film Festival, que termina hoje no Porto.

Filme de Jonathan Ben-Shaul distinguido no Arquiteturas Film Festival
Notícias ao Minuto

19:42 - 01/10/22 por Lusa

Cultura Documentário

De acordo com a organização do festival, em comunicado, o filme de Jonathan Ben-Shaul foi filmado antes de a Rússia ter invadido a Ucrânia, em fevereiro deste ano, servindo agora "como um retrato de uma Ucrânia independente e esperançosa, procurando-se afirmar, num momento em que essa independência nunca foi tão frágil".

A 9.ª edição do festival acontece sob o mote 'Slow Down!' ('Abranda!', em tradução livre do inglês) e, segundo a organização, "reflete sobre a ideia de 'abrandamento', ainda que isso implique demolir, reduzir, reutilizar ou subtrair a arquitetura".

Com todas as sessões de cinema com entrada gratuita, bem como os debates e uma exposição, o festival iniciou-se na terça-feira e apresentou quatro secções dedicadas à arquitetura e à cidade.

A lista de premiados inclui também 'Concerte forms of resistance', de Nick Jordan, na categoria Documentário, 'Neighbors in my backyard', de Eli Jean Tahchi, na categoria Consciência Social, 'Terrain Vague', de Edward Kihn, na categoria Experimental, 'Luz de Presença', de Diogo Costa Amarante, em Ficção, e 'Lugares de Ausência', de Melanie Pereira, em Novo Talento.

Nesta edição, o júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a 'Per voi oggi la luce del sole non splenderà', de Andrea Bordoli.

A seleção oficial, competitiva, incluiu 23 filmes de 17 países, e o programa oficial teve curadoria da arquiteta e jornalista Catarina de Almeida Brito.

O festival, concebido pela Do You Mean Architecture e pelo Instituto, é agora dirigido pelo projeto cultural portuense, tendo deixado Lisboa, onde aconteceram as outras oito edições, para assumir como casa o Porto, tendo como parceiros a Universidade do Porto, a empresa municipal Ágora, o Cinema Passos Manuel e ainda a Ordem dos Arquitetos - Norte.

Leia Também: Jennifer Lawrence volta ao trabalho sete meses depois de ser mãe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório