Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Quatro filmes portugueses selecionados para festival de Valladolid

Quatro filmes portugueses, entre os quais "Alma Viva", de Cristèle Alves Meira, candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, foram selecionados para o Festival de Cinema de Valladolid, a decorrer em outubro em Espanha, revelou a organização.

Quatro filmes portugueses selecionados para festival de Valladolid
Notícias ao Minuto

18:50 - 28/09/22 por Lusa

Cultura Espanha

De acordo com a programação anunciada para a 67.ª edição, "Alma Viva" integra a seleção oficial do festival, é candidato ao prémio de melhor realização, estando entre "os filmes mais aguardados do cinema contemporâneo de autor".

"Alma Viva" é a primeira longa-metragem de ficção da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e estreou-se este ano na Semana da Crítica, em paralelo ao festival de Cannes.

O filme, um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura transmontana, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, em 2023.

No festival de Valladolid estarão ainda três curtas-metragens portuguesas que têm já feito um percurso por festivais internacionais. São eles "By Flávio", de Pedro Cabeleira, "Ice Merchants", de João Gonzalez, e "O homem do lixo", de Laura Gonçalves.

"By Flávio", que esteve em competição em Berlim, é o mais recente filme de Pedro Cabeleira, coescrito com Diogo Figueira e a atriz Ana Vilaça, que o protagoniza. O filme conta a história de Márcia, uma mulher que ambiciona ser bem-sucedida e que, ao mesmo tempo, tenta ultrapassar as dificuldades de ser mãe solteira.

"Ice Merchants" e "O homem do lixo", ambos de cinema de animação, chegam a Valladolid depois de terem estado no festival de Toronto, no Canadá, e terem sido distinguidos noutros festivais.

"O homem do lixo" é sobre recordações e memórias, a partir da história de vida "do tio Botão", que trabalhou emigrado em França como homem do lixo, como se lê na sinopse.

"Ice Merchants", de João Gonzalez, é sobre um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

O 67.º Festival Internacional de Cinema de Valladolid decorrerá de 22 a 29 de outubro, tem a Irlanda como país convidado e conta com secções dedicadas aos cineastas Pier Paolo Pasolini e Juan Antonio Bardem.

Leia Também: Festival e convenção MIL - Lisbon International Music Network começa hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório