Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fundação Eugénio de Almeida de 'portas abertas' em Évora por quatro dias

Concertos, espetáculos, visitas guiadas, arte, tertúlias científicas, 'workshops' ou apresentação de projetos sociais integram o programa do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, que vai decorrer entre quinta-feira e domingo.

Fundação Eugénio de Almeida de 'portas abertas' em Évora por quatro dias
Notícias ao Minuto

17:19 - 28/09/22 por Lusa

Cultura Cultura

Do Páteo de São Miguel ao Centro de Inovação Social, do Enoturismo Cartuxa ao Centro de Arte e Cultura, a FEA preparou atividades gratuitas para toda a família, que vão preencher os quatro dias da iniciativa, em que 'abre portas' aos visitantes.

O programa do evento, enquadrado também nas celebrações do Dia Europeu das Fundações e Doadores, que se comemora no sábado, dia 01 de outubro, explicou a instituição.

"Com esta iniciativa, a Fundação Eugénio de Almeida associa-se às celebrações do Dia Europeu das Fundações e Doadores, cujo objetivo é tornar mais visível o impacto social destas instituições em benefício dos cidadãos e das comunidades", destacou.

Música, arte, cultura e património são os 'ingredientes' desta 10.ª edição do Dia Aberto da FEA, que dá a conhecer os espaços, os projetos e as equipas que cumprem, diariamente, a missão da instituição criada por Vasco Eugénio de Almeida.

No primeiro dia, na quinta-feira, está previsto o espetáculo "Fatma", a partir do livro do mesmo nome, da autoria de Conceição Dinis Tomé, e cuja leitura encenada, dirigida às escolas, vai ter lugar no Jardim das Casas Pintadas.

A Corrida da Fundação Eugénio de Almeida, à noite, é a proposta para fechar a primeira jornada e "percorrerá alguns locais emblemáticos da cidade relacionados com a história da Família Eugénio de Almeida".

Para sexta-feira, estão previstos 'workshops' infantis, o espetáculo para escolas intitulado "Click to Click" ou a apresentação do Projeto Re.Ler -- Livros Solidários, que "dá o melhor fim ou começo aos livros que estão parados nas estantes" e desafia os participantes a levarem consigo um livro para oferecerem.

A realização de quatro tertúlias científicas, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, sobre sustentabilidade, património cultural, história e bem-estar e envelhecimento, organizadas por investigadores da Universidade de Évora, é outra iniciativa agendada para sexta-feira, decorrendo ainda nessa noite um concerto acústico com Mia Lucas e outras atividades.

No fim de semana, estão disponíveis atividades como visitas livres ao património e aos equipamentos culturais da FEA, como o Arquivo e Biblioteca, Coleção de Carruagens, Paço de São Miguel, Jardim das Casas Pintadas ou Centro de Arte e Cultura, assim como exposições temáticas, 'street-food', animação de rua ou concertos, entre outros atrativos.

O programa integra, entre outros momentos, visitas guiadas e provas no Enoturismo Cartuxa, visita comentada à Casa de Fresco do Jardim do Paço de São Miguel, visita dramatizada à Coleção de Carruagens ou a conferência "O Chalet da Quinta das Águas Livres" (domingo), pela professora Isabel Mendonça, que vai revelar a figura de Carlos Maria Eugénio de Almeida como o principal promotor deste projeto de residência no concelho de Sintra (Lisboa).

Leia Também: Cinema Batalha reabre a 9 de dezembro com ciclo temático

Recomendados para si

;
Campo obrigatório