Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Empresário queima obra de Frida Kahlo para a converter em NFT. E há vídeo

'Sinister Ghosts' (1944) está avaliado em 10,4 milhões de euros. Incineração teve lugar a 30 de julho em Miami, nos Estados Unidos.

Empresário queima obra de Frida Kahlo para a converter em NFT. E há vídeo
Notícias ao Minuto

11:14 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Frida Kahlo

'Sinister Ghosts' (1944), de Frida Kahlo, avaliada em dez milhões de dólares (cerca de 10,4 milhões de euros) foi queimada pelo empresário Martin Mobarak, que justificou a ação como um processo para converter a obra em 10 mil NFT, um registo único digital inserido numa cadeia de 'blockchain', o sistema usado para as criptomoedas.

A incineração da obra de arte teve lugar a 30 de julho em Miami, nos Estados Unidos. Entre as instituições que irão beneficiar desta ação estão a Casa Museo Frida Kahlo, o Palácio de Belas Artes e a Escola Nacional de Artes Plásticas, indicou o empresário.

O Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura (INBAL) do México disse, na segunda-feira, estar a investigar a alegada destruição de uma obra original da pintora mexicana

O INBAL negou que nenhuma das suas instituições, como o Palácio de Belas Artes ou o Museu do Palácio, irão receber qualquer doação do colecionador, ao contrário do que este afirmara publicamente, e lembrou ainda que o Banco do México é administrador fiduciário da Casa-Museu Diego Rivera e Frida Kahlo, "na sua qualidade de detentor dos direitos patrimoniais das obras".

O momento em que Martin Mobarak queimou a obra ficou filmado e as imagens foram partilhadas no YouTube. Pode vê-las abaixo:

Leia Também: Instituto mexicano investiga alegada destruição de obra de Frida Kahlo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório