Cinanima vai ter 107 filmes em competição e retrospetiva de Piotr Kamler

A 46.ª edição do Cinanima -- Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho começa a 07 de novembro e vai ter 107 filmes de 26 países em competição, integrando ainda uma retrospetiva do realizador polaco Piotr Kamler.

Realizador Pedro Peralta fala de dignidade em tempos de ditadura num filme sobre o franquismo

© Lusa

Lusa
27/09/2022 12:03 ‧ 27/09/2022 por Lusa

Cultura

Cinanima

Até ao dia 13 daquele mês, o certame do distrito de Aveiro apresentará assim a concurso as melhores obras selecionadas por um júri especializado entre 3.400 candidaturas de 111 nacionalidades.

Fonte do festival adiantou que na competição internacional haverá 76 obras a disputar prémios, seja na categoria de longas-metragens, 'curtas' ou de filmes escolares, e que na categoria nacional estarão 31 'curtas' a concurso, distribuídas pelo Prémio António Gaio, o Prémio Jovem Cineasta Português para Obras de Crianças e Jovens (até aos 18 anos de idade) e o Prémio Jovem Cineasta Português para Realizadores Adultos (dos 18 aos 30 anos).

Quanto à retrospetiva, será dedicada à carreira de Piotr Kamler, que, natural de Varsóvia, onde nasceu em 1936, fez a sua formação artística na Escola de Belas Artes de Paris e se tornou um pioneiro pelo modo como fundiu várias técnicas visuais e artesanais com formas sonoras.

Para dar a conhecer essa cinematografia, o festival exibirá a 07 de novembro sete filmes de Kamler, entre os quais a curta-metragem de nove minutos "Uma Missão Efémera" (1993), com música de Bernard Parmegiani.

Antes do arranque formal do Cinanima 2022, o evento passará por várias universidades portuguesas, num pré-festival que fonte do certame diz que será preenchido com sessões de visionamento em outubro e com "iniciativas artísticas nos dias 05 e 06 de novembro".

Essa rubrica do festival foi implementada em 2014, visa "a educação para o cinema" e tem entrada livre. Contempla a exibição de "três programas de cinema de animação de autor de elevada qualidade, destinando-se sobretudo à comunidade académica", num universo de 16 instituições de ensino, mas abrindo-se também ao público em geral.

As curtas-metragens a exibir são 30, abrangendo os premiados da edição de 2021 do Cinanima, obras da escola francesa "Pôle 3D" e uma seleção dos melhores filmes do festival austríaco "Tricky Women".

Essas 'curtas' irão repetir-se "num total de 46 sessões, em auditórios académicos e outros espaços culturais" pelo território nacional.

Leia Também: Meia centena de curtas-metragens em competição no 9.º Leiria Film Fest

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas