Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Jornadas do Património com cerca de 500 atividades entre hoje e domingo

As Jornadas Europeias do Património (JEP) vão envolver cerca de 500 atividades em 120 concelhos do país, de entrada livre, entre hoje e domingo, sob o tema "Património Sustentável", para promover a proteção face às alterações climáticas.

Jornadas do Património com cerca de 500 atividades entre hoje e domingo
Notícias ao Minuto

06:13 - 23/09/22 por Lusa

Cultura Jornadas do Património

A entrada é gratuita nos monumentos tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade coordenadora da efeméride em Portugal, numa iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

De acordo com a DGPC, "as instituições públicas e privadas em Portugal estão a ter uma forte adesão à iniciativa, contabilizando-se até agora cerca de 500 atividades inscritas", previstas, como oficinas, conferências, visitas orientadas, recriações históricas, exposições, entre outras.

O objetivo é "sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação", segundo a organização.

Este ano, muitas das atividades pretendem levar o público a refletir sobre o "Património Sustentável", ou seja, em como se pode identificar e proteger património material, imaterial e natural, promover o turismo sustentável, considerar a utilização individual de recursos, e questionar de que forma tudo isso se relaciona com o património, a arte e a preservação de paisagens e da biodiversidade.

Por exemplo, no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, estão hoje previstos ateliês lúdicos e oficinas pedagógicas intitulados "Vamos pintar o Mondego?", com o objetivo de ensinar os participantes a reinterpretarem e recriarem uma pintura de forma orientada, tendo como mote o rio Mondego, que cruza a cidade.

No Funchal, destacam-se as visitas orientadas no Museu Henrique e Francisco Franco, por Esmeralda Lourenço, e à exposição de Alice Sousa "Cartas do Funchal", pela sua curadora Teresa Jardim.

O rei Pedro IV, por seu lado, será lembrado na Igreja da Lapa, no Porto, no sábado, pela Irmandade da Lapa, no aniversário da morte do chamado "Rei Soldado", que também foi primeiro imperador do Brasil, numa homenagem aos valores que o colocaram do lado do constitucionalismo liberal, durante a guerra civil portuguesa (1832-1834).

A galeria principal da Casa da Cerca, em Almada, realiza, no sábado, uma oficina de desenho para os maiores de 12 anos, inspirada no património do jardim botânico.

Por seu lado, o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, organizará, também no sábado, um torneio de xadrez, entre as 10:00 e as 18:00, enquanto no Museu Nacional dos Coches - Antigo Picadeiro Real e na Praça do Novo Edifício do museu, em Lisboa, estão previstos espetáculos da Banda Filarmónica de Oliveira, de Barcelos, ao fim da tarde.

Também na capital, hoje, durante a tarde, no Aqueduto das Águas Livres, serão realizadas visitas guiadas e percursos orientados.

Ainda em Lisboa, no domingo, o Museu Nacional de Arte Antiga organiza visitas guiadas à exposição permanente intituladas "Nada se perde, tudo se transforma", para observar algumas obras-primas da coleção que resultaram da transformação e reutilização de outras.

As atividades inscritas no Programa Nacional das Jornadas do Património, assim como as condições de acesso, podem ser consultadas pelos visitantes na página da DGPC.

Cerca de 70.000 eventos -- entre visitas, debates e exposições - são organizados todos os anos pelos países europeus participantes, com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa, e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação.

Leia Também: Vila Real com 50 propostas de teatro, música e dança até dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório