Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Silent Party e Josefa Pereira escolhidos para projeto artístico CASA

Um projeto da Associação Cultural Silent Party, na área do Teatro, e um da 'performer' e coreógrafa Josefa Pereira foram os escolhidos para a primeira edição do programa de residências e criação artística CASA, que anunciou hoje os selecionados.

Silent Party e Josefa Pereira escolhidos para projeto artístico CASA
Notícias ao Minuto

16:40 - 22/09/22 por Lusa

Cultura Teatro

O projeto CASA, lançado pelo Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, pelo Cineteatro Louletano e pelo Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, prevê que cada destinatário usufrua de um apoio de 25 mil euros, e inclui "uma residência de 10 semanas com todas as despesas de estadia e alimentação".

O júri da primeira edição foi constituído por Rui Horta, Pedro Barreiro, Rui Torrinha e Paulo Silva, das três estruturas criadoras.

De acordo com comunicado, a Associação Cultural Silent Party apresentou um projeto intitulado 'Um Quarto Só para Si', que propõe "uma sobreposição dos modos de organização do espaço e dos corpos no teatro com os da arquitetura, acreditando que experimentar diferentes modelos de construção -- espetáculos e edifícios -- é um exercício de imaginação de sociedades possíveis".

O coletivo é formado por Mafalda Banquart, Emanuel Santos, Tiago Araújo e Tiago Jácome, tendo tido a colaboração de Vítor Freitas, Pedro Nabais, Rita Eustáquio e Joana Mesquita para este projeto específico.

De Josefa Pereira, foi escolhido o projeto 'Campo -- Força -- Chama', "num trabalho onde se inserem artistas como Vânia Doutel Vaz, Nina Botkay, Danielle Mendes, Natália Mendonça, bem como a produtora musical Cigarra, Leticia Skrycky, Tchitchi, e Carolina Goulart".

O projeto "pretende investigar maneiras de ativar o corpo-arquivo das cinco 'performers'/bailarinas, a partir das noções de fabulação e fantástico".

O projeto CASA "procura ser um estímulo à criação nas áreas da dança, teatro, performance e cruzamentos disciplinares e um contributo para um apoio à criação nas referidas áreas", tendo uma periodicidade anual.

Leia Também: Teatro Griot estreia adaptação de 'A Divina Comédia' em Loulé

Recomendados para si

;
Campo obrigatório