Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cortejo de Traje de Papel regressa domingo às ruas da Foz do Douro

Cerca de 400 figurantes vão participar no Cortejo de Traje de Papel que no domingo regressa às ruas da Foz do Douro, no Porto, para celebrar a língua portuguesa depois de dois anos de interregno devido à covid-19. 

Cortejo de Traje de Papel regressa domingo às ruas da Foz do Douro
Notícias ao Minuto

20:33 - 19/08/22 por Lusa

Cultura Porto

Em declarações à agência Lusa, o presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan, adiantou hoje que vão participar "perto de 400 figurantes" de várias coletividades no tradicional cortejo que, depois de dois anos de interregno, regressa no domingo, a partir das 10:30, "em pleno" às ruas da Foz do Douro. 

"Também já tivemos um grande 'feedback' do público em geral que está ansioso para poder ver este cortejo de regresso", afirmou. 

O cortejo do Traje de Papel terá início no Jardim das Sobreiras (Cantareira) e irá percorrer o Passeio Alegre, a Rua do??? Coronel Raúl Peres, a Rua da Senhora da Luz e a Rua de São Bartolomeu, terminando com um banho no mar na praia do Ourigo onde se desfazem as vestes de papel.

Este ano, o Cortejo do Traje de Papel vai celebrar "A Língua Portuguesa", trazendo as coletividades temas como "Saudade", "Provérbios", "Lusofonia" e o "Centenário de Saramago". 

"Achámos que era importante trazer um tema abrangente para permitir dar largas à imaginação aos blocos participantes. É um tema que merece ser celebrado e é abrangente para criar muita variedade nos subtemas de cada bloco", salientou Tiago Mayan, adiantando que o bloco da Junta de Freguesia irá "percorrer a história da língua portuguesa, desde as suas origens, incorporações e a sua própria evolução, associada à palavra saudade". 

No domingo, os figurantes terminam o cortejo com o tradicional "banho santo" na Praia do Ourigo, banhando-se e "lavando corpo e alma" sob a bênção de São Bartolomeu, cujo dia se celebra a 24 de agosto. 

O cortejo do Traje de Papel é o "ponto alto" das várias atividades que tem vindo a ser desenvolvidas pela união de freguesias sob a égide "Verão é na União", estando previstas várias atividades desportivas e tertúlias até ao mês de setembro. 

Leia Também: Foz do Douro e Nevogilde com preços mais elevados no imobiliário premium

Recomendados para si

;
Campo obrigatório