Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Forças de segurança iraquianas recuperam possível Picasso roubado

A autenticidade da obra ainda não foi comprovada, nem a Fundação Pablo Picasso, o principal gestor do legado do artista, emitiu uma declaração.

Forças de segurança iraquianas recuperam possível Picasso roubado
Notícias ao Minuto

17:52 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Picasso

O Ministério do Interior iraquiano anunciou este domingo a detenção de um grupo de traficantes de droga que, segundo as autoridades iraquianas, estavam na posse de um quadro de Pablo Picasso possivelmente roubado, avaliado em milhões de euros, durante uma operação na província de Diyala, no centro-leste do Iraque.

O porta-voz da Direção-geral de Controlo de Estupefacientes do Ministério do Interior, Bilal Sobhi, disse numa conferência de imprensa citada pela Europa Press, que três suspeitos foram detidos durante a operação de tráfico e transporte de drogas, de acordo com a agência noticiosa oficial iraquiana INA.

As forças de segurança "apreenderam um quadro pertencente ao pintor internacional Picasso que estava na sua posse, estimado em milhões de dólares", disse, sem avançar pormenores.

A autenticidade da obra ainda não foi comprovada, nem a Fundação Pablo Picasso, o principal gestor do legado do artista, emitiu uma declaração.

De recordar que em 2009 foi encontrado no Iraque outro alegado quadro do pintor de Málaga, 'Mulher Nua', supostamente roubado durante a invasão iraquiana do Kuwait em 1990. Na altura, pensava-se que valia cerca de sete milhões de euros e, antes de desaparecer, fazia parte da colecção do Museu Qaet al Ahmadi.

O ladrão, membro de alta patente das forças de segurança de Saddam Hussein, pretendia vender 'Mulher Nua' por cerca de 300.000 euros, muito abaixo do seu valor real.

Leia Também: QuebraJazz começa esta semana e fica em Coimbra até ao final do mês

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório