Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Filme de João Gonzalez vence melhor 'curta' de animação em Melbourne

O filme português "Ice Merchants", de João Gonzalez, venceu o prémio de melhor curta-metragem de animação, na competição do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, segundo a decisão do júri do certame, anunciada na cidade australiana.

Filme de João Gonzalez vence melhor 'curta' de animação em Melbourne
Notícias ao Minuto

15:01 - 12/08/22 por Lusa

Cultura Cinema

Este é "o terceiro prémio qualificante" do filme do realizador português, como candidato a uma nomeação aos Óscares da Academia, destaca a Agência da Curta-Metragem, que representa a obra, "sublinhando o seu lugar na lista restrita de elegíveis aos galardões de Hollywood para 2023".

A curta-metragem "Ice Merchants" já foi distinguida na Semana da Crítica, na edição deste ano do Festival Cannes, no festival de Guadalajara, no México, no Motovun Festival, na Croácia, e no festival Curtas de Vila do Conde.

O filme é sobre um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

Nascido no Porto, em 1996, João Gonzalez é realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou no Royal College Art, em Londres, depois de terminados os estudos na Escola Superior de Media Artes e Design.

Os seus primeiros filmes, "Nestor" e "The Voyager", foram realizados ainda no contexto académico, somando "mais de 20 prémios (...) e mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema", indica a Agência da Curta Metragem.

João Gonzalez assina igualmente o argumento e a banda sonora de "Ice Merchants".

O realizador "tem um grande interesse em combinar o seu 'background' musical com a sua prática em animação, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com 'performances' ao vivo", adianta a agência.

Além de "Ice Merchants", foram também selecionados para Melbourne os filmes "Tornar-se um homem na Idade Média", de Pedro Neves Marques, nas curtas-metragens, e "Pacifiction (Tourment sur les îles)", do realizador espanhol Albert Serra, e "Tout le monde aime Jeanne", da francesa Céline Deveaux, coproduzidos por Portugal, na secção de longas-metragens, assim como "Interdito a cães e italianos", do realizador francês Alain Ughetto, no programa de longas-metragens de animação.

"Diários de Otsoga", de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, e "Fogo-Fátuo", de João Pedro Rodrigues, também foram exibidos no festival.

O júri da 70.ª edição do festival foi composto pelos realizadores Tiriki Onus e James Vaughan e pelo crítico Jourdain Searles.

O palmarés deste ano também distinguiu "Moshari", do realizador do Bangladesh Nuhash Humayun, como melhor 'curta' de ficção, e "Will You Look at Me", de Shuli Huang, da China, como melhor documentário em curta-metragem. O prémio de melhor 'curta' experimental foi para "Nazarbazi", de Maryam Tafakory, jovem realizadora do Irão.

A entrega dos prémios decorreu na quinta-feira, em Melbourne, e contou com a presença de João Gonzalez.

O Festival de Melbourne, o maior e mais antigo do cinema australiano, teve início no passado dia 04 e prolonga-se até ao próximo dia 28, com sessões 'online' e em sala.

Leia Também: Cinema português em festival australiano já no próximo mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório