Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Filme de ação com portuguesa Anna Carvalho estreia-se hoje em Los Angeles

O filme de ação 'Free Dead or Alive', que tem no elenco a atriz portuguesa Anna Carvalho e conta uma história de emigração para os EUA, estreia-se hoje no Fine Arts Theatre em Beverly Hills, antes do lançamento mundial. 

Filme de ação com portuguesa Anna Carvalho estreia-se hoje em Los Angeles
Notícias ao Minuto

12:23 - 09/08/22 por Lusa

Cultura 'Free Dead or Alive'

"Estou com uma grande expectativa", disse à agência Lusa a atriz portuguesa, referindo a qualidade do guião e da produção e os vários prémios que o filme, arrecadou este ano. 

'Free Dead or Alive' tornou-se mesmo no primeiro filme a vencer as cinco principais categorias do festival de cinema California Women's Film (CWFF), levando para casa Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz, Melhor Atriz Secundária e Melhor Ator. 

Realizado por Erik Bernard, o filme da TLG Pictures tem Edy Ganem ('Criadas e Malvadas'), Seth Michaels ('Aviso Vermelho') e Patricia Velásquez ('A Múmia') nos papéis principais. 

"Não é só uma história de emigrantes, é também uma história de amor entre mãe e filha", explicou Anna Carvalho. "No início é uma relação que não é muito saudável. Depois há um reencontro e a mãe acaba a tentar salvar a filha". 

A ação centra-se na jornada da jovem Eva (Edy Ganem) quando foge a um casamento arranjado com um narcotraficante e procura atravessar a fronteira para os Estados Unidos. Anna Carvalho interpreta uma das imigrantes em situação ilegal, nos EUA, que também foge da miséria e violência em busca do sonho americano, emigrando do seu país. 

"Eu sou uma das emigrantes que está a fugir para os Estados Unidos num comboio clandestino", disse. "São comboios que existem mesmo e em que muitos emigrantes morrem", frisou. "Durante a minha trajetória eu sou violentada em frente à família e eles são as pessoas que acabam por me salvar". 

Carvalho, que está radicada nos Estados Unidos desde 2015, referiu que o filme não analisa de forma profunda as questões políticas associadas à imigração ilegal, mas gera empatia pelas situações com que os migrantes, em situação ilegal, são confrontados. 

"É horrível o que estes imigrantes passam e ao que as mulheres têm de se submeter, porque querem salvar a família", considerou. 

"Esta é uma história na América mas nós na Europa sabemos que estas situações existem", disse a atriz, apontando para os refugiados que fugiram da Ucrânia desde fevereiro após a invasão pelas forças russas.

"Há gente horrível que se aproveita destes momentos para extorquirem e abusarem estas pessoas que estão frágeis e precisam de ajuda", sublinhou. "Não é só o que se passa na América, mas o que se passa no mundo e agora tão perto de nós, com a guerra na Ucrânia". 

Com produção executiva de Courtney LeMarco, 'Free Dead or Alive' será distribuído pela 1091 Pictures e estará disponível em todas as plataformas digitais, incluindo Amazon, iTunes e Google Play. 

Além dos protagonistas, conta com os atores Alejandro De Hoyos ('O Homem de Toronto'), Robert Avellanet ('Menudo: Forever Young'), Al Coronel ('Westworld') e Juan Pablo Olyslager ('A Maldição da Mulher que Chora'). 

Anna Carvalho tem uma carreira de mais de vinte anos no teatro e cinema. Participado em vários filmes e séries e realizou a curta-metragem independente 'Death is the Place on Earth', com a qual ganhou vários prémios, incluíndo o Prémio de Excelência, do Curve International Film Festival, e o Prémio Especial do Júri do Independent Talents International Film Festival.

Leia Também: Realizador dinamarquês Lars von Trier é diagnosticado com Parkinson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório