Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vai ao festival Bons Sons? Veja aqui tudo o que precisa de saber

Organização prepara-se para “receber milhares de visitantes para uma viagem pela música portuguesa”. Consulte aqui como chegar, onde ficar hospedado e outras questões relacionadas com o festival.

Vai ao festival Bons Sons? Veja aqui tudo o que precisa de saber

O festival Bons Sons está de regresso à aldeia de Cem Soldos, em Tomar, entre os dias 12 e 15 de agosto. Depois de uma pausa de dois anos, em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, a organização prepara-se para “receber milhares de visitantes para uma viagem pela música portuguesa”.

A 11.ª edição recebe nomes como Nuno Calado, Rita Vian, Peixinhos da Horta, Aldina Duarte, Fado Bicha, B Fachada, Rui Reininho e Lena d’Água. Poderá consultar todos os espetáculos e os respetivos horários numa lista abaixo.

Mas como chegar à pequena aldeia localizada a cerca de cinco quilómetros do centro de Tomar?

Em comunicado, a organização explica que “o caminho é simples” e basta seguir até Tomar ou Torres Novas, depois ir pela Estrada Nacional 349-3 até Cem Soldos. No GPS, poderá colocar as coordenadas 39°35’10.8″ N 8°27’05.2″ W e contará com 20 parques de estacionamento à volta do recinto.

Se optar por ir de comboio, terá de sair na estação de Tomar ou Paialvo. Já de autocarro, só tem a opção de Tomar.

Contudo, o festival disponibilizará um transfer, de hora em hora, entre as estações de comboio (de Tomar e Paialvo) e autocarro (Tomar) e Cem Soldos. O serviço, com um custo de 1,5€ de ida e volta, estará disponível entre os dias 11 e 16 de agosto, sendo que nos dias 12 a 15 de agosto circula das 10h às 4h15, dia 11 das 10h às 22h e dia 16 das 10h às 16h.

Onde ficar alojado?

Acampar é “sempre uma das opções mais populares” e é gratuito para quem adquiriu o passe geral. Se preferir alugar tendas, poderá fazê-lo no Parque Life’s Work, mas requer reserva através do site do Bons Sons. 

Já os visitantes que optarem por se deslocar em caravanas terão ao seu dispor “uma zona gratuita para o efeito, com casas de banho e pontos de água potável para dar apoio à estadia”.

Existem ainda hotéis, residenciais, quintas, estalagens e parques de campismo para quem “procura mais conforto nas suas estadias”. “O concelho de Tomar e toda a região do Médio Tejo têm unidades hoteleiras e turismo rural para todos os que querem mais hipóteses e alternativas e aproveitam para conhecer melhor a região”, garante a organização.

No recinto, terá uma zona de restauração onde “existem opções de comida para todos os gostos: cozinha local, petiscos, produtos regionais, pratos vegetarianos e muito mais”.

O que fazer no Bons Sons?

Além de música e concertos com artistas de todo o país, o festival conta “espetáculos de artes performativas, sessões de cinema, teatro, conversas e debates, percursos sonoros pela aldeia e todo um espaço dedicado às famílias e crianças que passem pelo festival e queiram passar bons momentos com as atividades preparadas especificamente para elas”. Haverá também artistas, artesãos e alfarrabistas a vender todo o tipo de peças.

Ao longo da sua visita, poderá também refrescar-se com mergulhos na água, uma vez que existem várias praias fluviais num raio de 20 quilómetros à volta do recinto do festival.

O Bons Sons tem em conta a acessibilidade?

O festival “oferece um conjunto de serviços que visam melhorar a experiência de pessoas com mobilidade reduzida” e oferece um bilhete gratuito para um  acompanhante (mediante apresentação de atestado multiusos à entrada do festival), estacionamento prioritário junto à Entrada Escola, bem como casas de banho adaptadas.

Durante os concertos, os palcos contam com “plataformas individualizadas ou zonas de visibilidade privilegiada que permitem, às pessoas com mobilidade reduzida e que se movem em cadeiras de rodas, assistirem aos concertos no meio do público, mas de forma segura”.

No alojamento, a zona de glamping - Life’s Work - acomoda pessoas em cadeira de rodas (sujeito a reserva prévia), incluindo dormida gratuita para um acompanhante e dispõe de casas de banho e balneários adaptados. 

Como funcionam os pagamentos no recinto?

À semelhança das edições anteriores, o festival vai adotar um sistema cashless, ou seja “não é feito nenhum pagamento com dinheiro vivo ou cartões multibanco”. Tudo acontece com uma pulseira. 

“Ao chegar ao festival, os bilhetes são apresentados e trocados por uma pulseira RFID cashless. Carregam as suas pulseiras com o montante que desejam e, depois disso, é só comer, beber e dançar sem preocupações. Mais seguro e prático”, esclarece o festival.

Se não utilizar todo o montante, pode pedir a devolução nos pontos de carregamento até às 5h da manhã de cada dia do festival ou doar o valor para o “desenvolvimento de iniciativas sociais e culturais da aldeia de Cem Soldos”. 

Quanto custam os bilhetes?

Os bilhetes comprados para as edições de 2020 e 2021 são automaticamente válidos para a edição deste ano. No entanto, poderá ainda adquirir, nos locais habituais, um passe de quatro dias por 60 euros e um bilhete diário por 25.

E quais são os horários dos concertos?

Quinta-feira, 11 de agosto

22h30 - El Señor Campismo 
23h30 - Nuno Calado Campismo

Sexta-feira, 12 de agosto

14h30 - Manel Ferreira - Palco Carlos Paredes 
15h30 - Niki Moss - Palco Giacometti-INATEL 
16h30 - Peixinhos da Horta - MPAGDP 
17h25 - André Henriques - Palco Zeca Afonso 
18h40 - Cancro - Palco Giacometti-INATEL 
19h40 - Motherflutters - Palco António Variações 
20h40 - Acácia Maior - Palco Lopes-Graça 
21h45 - OMIRI - Na Rua 
23h00 - Marta Ren - Palco Lopes-Graça 
00h15 - Rita Vian - Palco Zeca Afonso 
01h15 - GROGNation - Palco António Variações 
02h15 - José Pinhal Post-Mortem Experience - Palco Aguardela 
03h15 - DJ A Boy Named Sue Palco Aguardela 

Sábado, 13 de agosto

14h30 - Violeta Azevedo - Palco Carlos Paredes 
15h30 - Bia Maria - Palco Giacometti-INATEL 
16h30 - Emanuel & Toy Matos - MPAGDP 
17h25 - Porbatuka - Na Rua 
18h25 - Sunflowers - Palco Giacometti-INATEL 
19h25 - David Bruno - Palco António Variações 
20h40 - Cassete Pirata - Palco Lopes-Graça 
21h55 - Aldina Duarte - Palco Zeca Afonso 
23h10 - Cabrita - Palco Lopes-Graça 
00h25 - Pluto - Palco António Variações 
01h40 - Neon Soho - Palco Aguardela 
02h40 - António Bandeiras - Palco Aguardela 

Domingo, 14 de agosto

14h30 - Fernando Mota - Palco Carlos Paredes 
15h35 - A Garota Não - Palco Giacometti-INATEL 
16h40 - João Francisco - MPAGDP 
17h35 - Grupo de Gaitas da Golegã - Na Rua 
18h40 - Fado Bicha - Palco Giacometti-INATEL 
19h45 - Siricaia - Palco Zeca Afonso 
21h10 - Terra Livre - Palco Lopes-Graça 
22h30 - Rui Reininho - Palco Zeca Afonso 
23h50 - Sebastião Antunes & Quadrilha - Palco Lopes-Graça 
01h10 - CRIATURA & Coro dos Anjos - Palco António Variações 
02h25 - DJ Kitten - Palco Aguardela 

Segunda-feira, 15 de agosto

14h30 -  PHOLE - Palco Carlos Paredes 
15h35  - Tyroliro - Palco Giacometti-INATEL 
16h40  - MaZela - MPAGDP 
17h40 - Cantadeiras do Vale do Neiva - Na Rua 
18h45 - Maria Reis - Palco Giacometti-INATEL 
19h50 - André Júlio Turquesa - Palco Zeca Afonso 
21h15  - 5ª Punkada - Palco António Variações 
22h45 - B Fachada - Palco Zeca Afonso 
00h05 - Lena d'Água - Palco Lopes-Graça 
01h25 - Bateu Matou - Palco António Variações 
02h25 - RIVA e convidados - Palco Aguardela

Leia Também: Emicida anuncia concerto 'AmarElo', sucesso da Netflix, em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório