Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Grémio de Livreiros da Catalunha. Ana Pessoa e Rita Sineiro distinguidas

As escritoras portuguesas Ana Pessoa e Rita Sineiro foram hoje distinguidas nos Prémios Llibreter da Catalunha, nas categorias de livro infantil e juvenil e livro ilustrado, anunciou o Grémio de Livreiros da Catalunha, em Barcelona.

Grémio de Livreiros da Catalunha. Ana Pessoa e Rita Sineiro distinguidas
Notícias ao Minuto

13:31 - 30/06/22 por Lusa

Cultura Leitura

De acordo com a organização, Ana Pessoa venceu o Prémio Llibreter de 'Melhor Livro de Literatura Infantil e juvenil - Outras Literaturas' com a edição catalã de 'Mary John', enquanto Rita Sineiro é distinguida na categoria de 'Livro Ilustrado', com o livro 'Filas de Sonhos'.

O Prémio Llibreter, que vai na 23.ª edição, é uma iniciativa do Grémio de Livreiros da Catalunha, sendo atribuído em várias categorias, e a votação é feita entre livreiros, a partir das obras editadas em catalão no ano anterior.

'Mary John', ilustrado por Bernardo P. Carvalho, foi publicado originalmente em 2016 pela Planeta Tangerina e editado em Espanha pela L'altra tribu, estando também publicado no Brasil, nos Países Baixos e em alguns países da América Latina.

A obra é um romance em forma de carta, no qual a protagonista, uma adolescente chamada Maria João, se dirige a um amigo de infância, o Júlio 'Pirata', por quem teve uma paixoneta não correspondida. Na história há um momento de separação, com Maria João a mudar de cidade e a conhecer novos amigos, o que leva também a uma alteração do tom da narrativa, de um registo de mágoa e tristeza para alegria e humor.

Ana Pessoa, que nasceu em Lisboa e vive em Bruxelas, é uma premiada autora de livros para crianças e jovens, quase todos publicados pela Planeta Tangerina.

Além de 'Mary John', Ana Pessoa já publicou, entre outros, 'O caderno vermelho da rapaiga karateca', 'Desvio', 'Aqui é um bom lugar' e o mais recente 'A luz é grande'.

'Filas de sonhos', de Rita Sineiro, foi ilustrado por Laila Domènech e publicado pela editora espanhola Akiara Books, fundada pela portuguesa Inês Castel-Branco e que publica habitualmente em português, castelhano e catalão.

O álbum é um conto ilustrado sobre a crise de refugiados rumo à Europa, através da história de um menino fechado num campo de acolhimento.

'Filas de sonhos' é a estreia literária de Rita Sineiro, mediadora de leitura e contadora de histórias natural do Porto.

Leia Também: Presidente português é "difusor do livro" e visita é exemplo para Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório