Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Bestseller' de José Rodrigues dos Santos será uma série na RTP1

A série terá seis episódios, cada um com 45 minutos.

'Bestseller' de José Rodrigues dos Santos será uma série na RTP1
Notícias ao Minuto

09:56 - 23/06/22 por Beatriz Cavaca

Cultura Séries

O 'bestseller' do jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos ‘O Codex 632’ vai saltar das páginas para a televisão através de uma série de seis episódios, que será transmitida na RTP1.

Cada episódio terá 45 minutos e será a primeira coprodução RTP, Globoplay e SPi.

As gravações começam já no mês de julho e vão dividir-se entre Portugal e Brasil, tendo como cenários as cidades de Lisboa e Rio de Janeiro.

A adaptação do livro para série é de Pedro Lopes (principal argumentista de 'Glória', a primeira série original portuguesa para a Netflix), com direção artística de Artur Pinheiro, direção de fotografia de Miguel Manso, realização de Sérgio Graciano e produção executiva de José Amaral.

Em comunicado enviado ao Noticias ao Minuto José Fragoso, diretor da RTP1, conta que “este é um momento emblemático para a ficção em língua portuguesa. Numa época em que as coproduções são o grande motor da produção audiovisual em todo o mundo, esta primeira parceria entre a RTP, o Globoplay e a SPi permitirá dar vida nas telas às personagens singulares de uma das obras literárias de José Rodrigues dos Santos mais vendidas em todo o mundo". Sublinha ainda que ‘Codex 632’ vai unir "alguns dos melhores atores e atrizes, portugueses e brasileiros, do nosso tempo, e marcará uma fase particularmente estimulante da produção audiovisual no Brasil e em Portugal”.

Baseado em documentos históricos, ‘O Codex 632’ concentra-se na enigmática mensagem encontrada entre os papéis que um velho historiador deixa no Rio de Janeiro antes de morrer. O nome deste historiador é Tomás de Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptoanálise e línguas antigas. É mais tarde contratado para descodificar uma estranha cifra, mas o mistério revela-se para além da sua imaginação, lançando-o inesperadamente na pista do mais bem guardado segredo dos Descobrimentos: a identidade e missão de Cristóvão Colombo.

Leia Também: Rolling Stones assinalam 60 anos com série documental de quatro episódios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório