De sexta-feira a domingo, as escolas de música e de dança do Orfeão de Leiria mostram-se em cinco palcos distintos da cidade, desde a principal sala, o Teatro José Lúcio da Silva, ao Jardim Luís de Camões, passando pelo Museu de Leiria, Igreja de Santo Agostinho e Moinho do Papel, todos instalados a poucos metros do Lis.
"É uma verdadeira maratona, um momento de festa para alunos, famílias, professores e toda a equipa do Orfeão, que mostra aqui todo o trabalho que fazemos na música e na dança, a nível de conjunto e individual, com orquestras e coros", explicou à agência Lusa o presidente da instituição.
Para Vítor Lourenço, o festival Beira Rio é "a demonstração de toda a capacidade criativa e artística" do Orfeão, em vários palcos "abertos à comunidade", numa celebração que também se integra no processo de formação das centenas de alunos inscritos.
"É um momento muito importante para quem está a aprender, porque vão apresentar-se em público, para saberem o que é estar em palco, com gente a assistir. É uma mostra cultural do que produzimos, com um papel educativo relevante", sublinhou.
A relação com o rio é também importante para a organização, que procura no festival sensibilizar para "as questões ambientais, passando uma mensagem de sustentabilidade, sobre a necessidade de preservação da água e do rio", afirmou Vítor Lourenço.
O festival começa na sexta-feira, às 19:30, no Teatro José Lúcio da Silva, com o espetáculo de abertura "Gentes da nossa terra", feito a partir da dança e da música da Orquestra de Cordas do Orfeão de Leiria.
Durante sábado e domingo, sobem aos vários palcos instalados no Jardim de Santo Agostinho, Museu de Leiria, Igreja de Santo Agostinho e Moinho de Papel as diversas classes de instrumento e formações da escola de música e escola de dança, do conservatório sénior e ainda várias formações do Orfeão, como a Big Band, Orquestra de Sopros, Orquestra de Flautas, Orquestra de Cordas e Orquestra de Guitarras, entre outros. O encerramento cabe a um grupo convidado, a fanfarra Tokifoge.
Leia Também: Famosos vão estar na roda gigante do Rock in Rio