Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Videoteca Municipal de Lisboa assinala 30 anos com exposição

O intuito é continuar a salvaguardar a "memória viva da cidade".

Videoteca Municipal de Lisboa assinala 30 anos com exposição
Notícias ao Minuto

20:01 - 02/06/22 por Beatriz Maio

Cultura Lisboa

Foi esta quinta-feira inaugurada a exposição gratuita 'Videoteca Municipal de Lisboa - 30 anos' para assinalar as três décadas de existência deste equipamento cultural, disponível de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00 horas, até ao dia 2 de junho de 2023. 

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a mostra conta com uma cronologia que destaca vários momentos da atividade do local desde a sua inauguração em 1992, bem como alguns dos equipamentos audiovisuais que fizeram parte da sua história, de forma a expor a sua evolução tecnológica.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a CML esclareceu que, em continuidade à adaptação da Videoteca aos "novos tempos", o intuito é continuar a salvaguardar a "memória viva da cidade", através da recolha de "imagens em movimento e de filmes de arquivos familiares, da produção de vídeos sobre temas, pessoas e acontecimentos relacionados com Lisboa".

De recordar ‘Ophiusa – Uma cidade de Fernando Pessoa’; ‘Varinas - um símbolo de Lisboa’; ‘A Paisagem de Artur Pastor’ e o mais documentário sobre uma histórica oficina de encadernação do Bairro Alto ‘A Arte no Livro’.

A CML relembrou que este equipamento municipal terá sido "sonhado pelo então vereador da Cultura, João Soares, e inspirado na Vidéothèque de Paris que havia visitado, António Cunha, à data presidente da FPCA (Federação Portuguesa de Cinema e Audiovisuais) e um dos principais organizadores do Festival Audiovisual de Lisboa", que foi quem assumiu a coordenação do projeto.

Leia Também: Noite gratuita da Literatura Europeia em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório