Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Bolo? Mona Lisa já sobreviveu a ataque com ácido, pedrada e até roubo

Episódio marca mais um incidente no atribulado histórico de exposição do mais famoso quadro de Leonardo da Vinci. Recorde os outros.

Bolo? Mona Lisa já sobreviveu a ataque com ácido, pedrada e até roubo
Notícias ao Minuto

22:00 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Mona Lisa

O ataque sofrido pela Mona Lisa no Museu do Louvre, em Paris, neste domingo, não foi o primeiro pelo qual a obra já passou.

Segundo o jornal El País, em 2009, uma turista atirou uma caneca em direção ao quadro, danificando o vidro que a protegia.

Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta em spray vermelha na pintura, sem sucesso.

Já em 1956, a obra sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro, e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.
 
Em 1911, o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos mais tarde quando o homem - trabalhador do museu - a tentou a vender em Florença.
 
O quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi alvo, no domingo, de um ataque de vandalismo no Museu do Louvre, em Paris. Um visitante do museu atirou um bolo à famosa pintura a óleo, que estava protegida por um vidro de segurança.

O autor do ataque estava disfarçado com uma cadeira de rodas e uma peruca. Antes de ser expulso do local, gritou: “Há pessoas a tentar destruir o planeta. Pensem na Terra, pensem sobre isso”.

Leia Também: Uma das mais importantes coleções desde séc. XVI no Museu do Tesouro Real

Recomendados para si

;
Campo obrigatório