Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Museu Municipal da Covilhã conquista prémio de museu português do ano

O Museu Municipal da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, foi hoje distinguido com o Prémio Museu do Ano 2022, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou esta organização, numa cerimónia realizada na Amadora.

Museu Municipal da Covilhã conquista prémio de museu português do ano
Notícias ao Minuto

18:11 - 27/05/22 por Lusa

Cultura Covilhã

O galardão foi anunciado durante uma cerimónia realizada no auditório da Academia Militar, na Amadora, numa parceria com o Museu Militar de Lisboa.

Na ocasião, foi apresentado o palmarés composto por 32 prémios relativos ao ano anterior, atribuídos a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor, em todo o país.

O novo Museu Municipal da Covilhã era um dos dois finalistas que concorriam ao prémio principal do palmarés da APOM, a par do Museu Municipal de Lagos - Museu Dr. José Formosinho, no distrito de Faro.

Inaugurado em agosto de 2021, num edifício histórico que foi alvo de intervenções para resolver problemas estruturais e de acessibilidade, o Museu Municipal da Covilhã acolhe a representação do património cultural de todas as épocas de ocupação daquele território.

O presidente da APOM, João Neto, indicou à agência Lusa que o júri, composto pelos membros dos órgãos sociais da entidade, recebeu este ano cerca de 270 projetos candidatos, provenientes de todo o país.

Na eleição do Museu Municipal da Covilhã para Museu do Ano pesou a "grande aposta na inclusão, com vários aspetos de adaptação do novo museu ao acolhimento dos públicos com limitações a vários níveis", e que esta vertente "foi diferenciadora" para atribuir a distinção máxima.

O Prémio Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, num total, este ano, de 32 categorias a concurso, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

A edição deste ano distinguiu, como museólogos do ano, Alexandra Campos, Duarte Melo, Manuel Francisco Costa Pereira, Joana Sousa Monteiro, José Gameiro e Luísa Penalva.

No ano passado, o prémio Museu do Ano foi para a Casa Fernando Pessoa, dedicada à vida e obra do poeta, em Lisboa.

Leia Também: Governo anuncia fim de protocolo com Coleção Berardo e novo museu no CCB

Recomendados para si

;
Campo obrigatório