Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Festival francês Lyon BD dá destaque à banda desenhada portuguesa

A banda desenhada portuguesa será celebrada em junho no festival Lyon BD, em França, com uma exposição coletiva e a presença de duas autoras, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França.

Festival francês Lyon BD dá destaque à banda desenhada portuguesa
Notícias ao Minuto

21:01 - 25/05/22 por Lusa

Cultura Banda Desenhada

A apresentação de banda desenhada portuguesa em Lyon resulta de uma parceria entre o festival AmadoraBD e o Lyon BD, estabelecida à luz da extensa programação de diplomacia cultural entre os dois países.

"Os dois festivais vão oferecer um programa transversal e diversificado, designadamente exposições coletivas, delegações de artistas e profissionais, encontros e debates, performances, concertos desenhados e venda de direitos editoriais", explicou à agência Lusa fonte do festival AmadoraBD.

Marcado de 10 a 12 de junho, o festival Lyon BD contará com a exposição coletiva "30+1: A BD não faz quarentena", comissariada pelo AmadoraBD e que reúne obras de 30 autores, entre argumentistas e desenhadores, como Joana Estrela, Marta Monteiro, Marta Teives, Joana Mosi, André Carrilho e João Fazenda.

Segundo a programação divulgada, em Lyon estarão as autoras Joana Mosi e Patrícia Guimarães, para participarem numa apresentação da Temporada Cruzada Portugal-França, juntamente com Catarina Valente, do AmadoraBD.

As duas autoras portuguesas também estarão num debate sobre igualdade de género, juntamente com a desenhadora Elléa Bird e o argumentista JC Deveney, e protagonizam um concerto desenhado com o grupo francês Kompa Doudou Chéri.

"Do diálogo entre as autoras portuguesas e francesas resultará uma exposição coletiva sobre a paridade e a representatividade feminina na banda desenhada", que fará parte este ano no AmadoraBD2022, revelou o festival.

À parte a programação da Temporada Cruzada, no festival de Lyon estará também a desenhadora portuguesa Filipa Beleza, que integra a exposição coletiva "Visions de demain".

Esta exposição é o resultado de uma residência artística de cinco autores, no âmbito do Comic Art Europe, um projeto comunitário do espaço europeu criado em 2021 com apoio do programa Europa Criativa.

Leia Também: Português Daniel Henriques vai trabalhar com Frank Miller em novo Ronin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório