Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Peças cerâmicas do século XV doadas à Universidade de Aveiro

Um conjunto de peças de cerâmica datadas de meados do século XV, com origem nos achados dos sítios arqueológicos da ria de Aveiro, vai ser doado hoje à Universidade de Aveiro (UA) por João Vilarinho, um antigo aluno da academia.

Peças cerâmicas do século XV doadas à Universidade de Aveiro
Notícias ao Minuto

19:01 - 25/05/22 por Lusa

Cultura Arqueologia

Em comunicado, a UA refere que este espólio vai fazer parte dos variados fundos e coleções da instituição a partir de hoje, com a assinatura do protocolo de doação e a inauguração da exposição "A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro".

Segundo a UA, este espólio cerâmico, presente na exposição, apresenta-se num "excelente estado de conservação" e é composto por 18 elementos de cerâmica comum, tais como fogareiro, pratos, taças, púcaros, uma bilha, um testo e uma forma de açúcar.

De acordo com fonte da UA, este espólio foi uma herança do pai de João Vilarinho - o doador - que era um colecionador e que ao longo do tempo adquiriu as peças provenientes de achados dispersos em meio subaquático na laguna de Aveiro.

A UA diz que a coleção tem um "enorme interesse" para a instituição, uma vez que estas peças "permitirão à comunidade académica, e à comunidade científica em geral, desenvolver trabalhos científicos na área da arqueologia, na manufatura pré-industrial e na museologia".

"O Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro, local onde se encontram expostas as peças, tem capacidade para apoiar os estudos físico-químicos de caracterização das peças, nomeadamente os processos de fabrico e a análise das pastas cerâmicas utilizadas há mais de 500 anos", conclui a instituição.

Leia Também: Museu Nacional de Arqueologia encerrado desde para "remodelação integral"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório