Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Oliveira do Hospital com visitas gratuitas no Dia dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas gratuitas, leituras encenadas e narrativas sonoras do antigo presidente da Câmara António Simões Saraiva, que morreu há cerca de ano e meio.

Oliveira do Hospital com visitas gratuitas no Dia dos Museus
Notícias ao Minuto

11:18 - 16/05/22 por Lusa

Cultura Museus

A voz de António Simões Saraiva, que foi presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entre 1976 e 1990, vai poder ouvir-se no dia 18 de maio, quarta-feira, entre as 10:00 e as 18:00, a partir do Museu Municipal que tem o seu nome e que fica localizado em Bobadela, junto às ruínas romanas.

As janelas do Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva vão abrir-se, de par em par, e delas saem narrativas sonoras sobre a história do museu, entre as quais depoimentos do antigo autarca oliveirense.

"Aproveitamos o Dia Internacional dos Museus também para homenagear, desta forma, António Simões Saraiva, antigo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que faleceu no ano passado, e que foi dinamizador da criação do Museu Municipal", destacou fonte desta autarquia do distrito de Coimbra.

No interior do Museu, as narrativas sonoras vão ganhar forma, através de leituras encenadas, de modo que os visitantes, de forma pedagógica, lúdica e divertida, tenham a oportunidade de conhecer a história desta estrutura inaugurada em 2005.

"Ao longo do dia, são vários os museus do concelho de Oliveira do Hospital que abrem as portas para assinalar a data, com visitas guiadas gratuitas", sublinhou o município.

O Centro Interpretativo de Bobadela Romana vai poder ser visitado gratuitamente entre as 10:00 e as 18:00, enquanto em Meruge, o Museu Etnográfico da freguesia vai receber visitas entre as 09:00 e as 17:00.

Já em Oliveira do Hospital, a Casa Museu da Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral vai estar aberta ao público, com visitas guiadas gratuitas às 09:30, 12:00 e 17:30.

As visitas aos museus municipais, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, carecem de marcação prévia, até terça-feira, através do telefone 238 605 257 ou do 'email' cultura@cm-oliveiradohospital.pt.

Fora da rede municipal de museus, Oliveira do Hospital conta ainda com o Museu do Azeite, em Bobadela, que está aberto ao público das 10:00 às 18:00.

As visitas guiadas estão disponíveis para grupos com número mínimo de 10 pessoas, sendo o preço da visita em grupo de três euros.

"O Poder dos Museus" é o tema da edição deste ano do Dia Internacional dos Museus, iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Internacional de Museus, à qual o município de Oliveira do Hospital se associou.

Leia Também: Festival 'TrêsPê' quer afirmar Braga no campo da performance

Recomendados para si

;
Campo obrigatório