Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Noivas de Santo António retratadas em festival português no Canadá

Uma organização portuguesa no Canadá vai retratar num festival de cultura as noivas de Santo António, disse hoje à Lusa uma fonte da organização.

Noivas de Santo António retratadas em festival português no Canadá
Notícias ao Minuto

08:27 - 07/05/22 por Lusa

Cultura Toronto

"Como é conhecido, no dia 12 de junho, a cerimónia das Noivas de Santo António tem lugar em Lisboa. Não podemos fazer nessa altura, nem com essa dimensão, mas é um tributo que lhes fazemos aqui em Mississauga", afirmou Maria de Fátima Esteves, de 66 anos, presidente da Portugalo Heritage Fest Inc.

A associação vai organizar em 10 de setembro, entre as 10:00 e as 23:00 (horas locais), na Mississauga Celebration Square, o primeiro festival Portugalo Heritage Fest, que pretende celebrar e partilhar a cultura e história portuguesa com as outras comunidades, na cidade.

No entanto, o casamento à moda de Lisboa será um dos principais destaques do evento para ajudar casais luso-canadianos que financeiramente têm algumas dificuldades.

"Vamos ter três casais, que terão a cerimónia em grupo, com tudo pago, cada um pode fazer-se acompanhar de 20 convidados", revelou Maria de Fátima Esteves, no Canadá desde os 13 anos.  

Os candidatos podem-se registar até 22 de julho, através do 'site' portugalofest.ca, sendo anunciados os vencedores no dia 29 de julho.

Para a seleção dos três casais, um júri composto por três elementos, avalia através de pontuação os vários candidatos, sendo necessário preencher os 13 requisitos obrigatórios.

A cerimónia terá lugar no jardim, junto à praça em Mississauga, transmitida em ecrãs gigantes existentes no local.

São esperadas entre 10 a 15 mil pessoas no festival que vai "mostrar a cultura portuguesa", não só aos residentes de Mississauga e da região de Peel, mas a toda a Grande Área de Toronto.

Além da gastronomia tradicional portuguesa, a música também será um dos principais atrativos do certame, com a presença de artistas e ranchos folclóricos locais e dois artistas a anunciar de Portugal.

No recenseamento de 2016 existiam em Mississauga mais de 31 mil portugueses e lusodescendentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório