Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Festival de Teatro do Alentejo arranca hoje

Um espetáculo sobre a 'odisseia' da primeira circum-navegação da terra marca hoje, em Beja, o 'pontapé de saída' do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), que decorre até dia 14 deste mês em 11 concelhos.

Festival de Teatro do Alentejo arranca hoje
Notícias ao Minuto

06:37 - 05/05/22 por Lusa

Cultura Teatro

O espetáculo "A Odisseia de Magalhães-Elcano", pela companhia espanhola Teatro Clásico de Sevilla, é apresentada a partir das 21:00, no Teatro Municipal Pax Julia, referiu a promotora do FITA, a Companhia de Teatro Lendias d'Encantar, de Beja.

A peça 'nasceu' da celebração do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre, liderada pelo português Fernão de Magalhães e, mais tarde, pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, explicou a companhia, num comunicado enviado à agência Lusa.

O primeiro dia do FITA inclui também a ópera em formato 'audiowalk' "Paramos ou Morremos", do Quarteto Contratempus, a partir das 22:30, no centro histórico de Beja.

E, para o dia inaugural, está também programada a estreia, no Cine Oriental, na vila de Aljustrel, a partir das 21:30, do espetáculo "Pausa Forçada", da Companhia de Dança Contemporânea do Alentejo, concebido durante o distanciamento social devido à pandemia de covid-19.

Durante 10 dias, o FITA, que tem "caráter ibero-americano" e é "o maior festival de teatro do sul de Portugal", vai "mostrar teatro" e "estimular, provocar e educar para as artes no Alentejo", disse à agência Lusa o diretor artístico do festival, António Revez.

Além de Beja, o palco principal do evento, e de Aljustrel, o 9.º FITA vai passar pelos concelhos alentejanos de Arraiolos, Campo Maior, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Ponte de Sor, Santiago do Cacém, Viana do Alentejo e Vidigueira.

O FITA vai incluir espetáculos de teatro e dança de companhias e artistas de oito países, nomeadamente Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, México, Moçambique, Portugal e Uruguai, precisou.

Pela primeira vez, o festival tem um país convidado, Espanha, de onde virão seis espetáculos.

Além dos espetáculos de teatro e dança, o FITA inclui a programação paralela "ONFITA" composta por sete concertos, na Galeria do Desassossego, em Beja, sempre a partir das 22:30.

Trata-se dos concertos de Martin Sued (Argentina), hoje, Leo Middea (Brasil), na sexta-feira, Peter Dj (Portugal), no sábado, Afro Cromatic (Colômbia), dia 11, Beba Trio (Brasil), dia 12, Combo G (Espanha), dia 13, e Carapaus Orkestra (Portugal), dia 14.

O encerramento do festival, no dia 14 de maio, vai decorrer em Beja, com o espetáculo "Elektra.25", da companhia espanhola Atalaya, a partir das 21:00, no Teatro Municipal Pax Julia, e o concerto de Carapaus Orkestra, a partir das 22:30.

Leia Também: Fado preenche este mês programação dos 100 anos do teatro de Estremoz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório