Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

'Da Vinci Simulacrum' ilumina o MIAA a partir deste sábado

A exposição 'ilumina' o MIAA de 23 abril a 25 de setembro.

Notícias ao Minuto

08:52 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Exposição

'Da Vinci Simulacrum', uma instalação de caixas de luz, ilumina o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) de 23 de abril a 25 de setembro. O projeto de Margarida Sardinha, com curadoria de Hugo Dinis, tem como ponto de partida diversas obras de Leonardo da Vinci – entre elas ‘A Última Ceia’, ‘Mona Lisa’, ‘São João Batista’, e ‘Virgem dos Rochedos’ -, desconstruindo “pressupostos geométricos existentes num inconsciente coletivo”.

“O interessante é perceber que quando se fala de símbolos, arquétipos ou imutabilidade, existe uma estrutura por detrás daquele símbolo que se pode explorar de diferentes modos. Um símbolo pode ser político, religioso, científico ou comunitário. Portanto, o mesmo símbolo pode refletir diversas formas de pensar e representar diferentes significados em diferentes culturas e de diversos modos”, esclarece a artista, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A nota adianta que “as obras apresentadas questionam, sobretudo, o modo de apreensão do mundo, mas, também, a análise de uma estrutura interna inata”, mediante uma “profunda investigação e minucioso estudo sobre a simbologia, recorrendo a uma metodologia que advém do conhecimento científico, artístico e religioso”.

Assim, “os signos não são vistos no seu contexto imutável, nomeadamente social, político, cultural ou temporal, que tendem a fixar os seus significados”, revelando “uma concentração formal, ou uma corrente combinatória de significados, dependente da sensibilidade humana que se traduz por um conjunto de ideias, emoções e linguagens transversais a todas as sociedades”.

A exposição conta com o apoio de Garantir Cultura e da Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com a Coleção de Arte Figueiredo Ribeiro.

A arte de Margarida Sardinha baseia-se na justaposição de conceitos paralelos em literatura, filosofia, religião, ciência e arte, já tendo obtido vários prémios e nomeações em festivais de cinema internacionais. Licenciou-se em Fine Art Combined Media pela Chelsea College of Art & Design e pela Central Saint Martin’s College of Art and Design (UAL) em Londres, onde viveu dez anos. Atualmente vive em Azueira, Portugal.

Veja a galeria.

Leia Também: Altice Forum Braga assinala o 25 de Abril com concerto e exposição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório