Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Coletivo Action Hero estreia 'The Talent' no Teatro do Bairro Alto

O coletivo de Bristol Action Hero e a escritora, dramaturga e 'performer' Deborah Pearson juntaram-se para um novo projeto, "The talent", que se estreia dia 22 no Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa.

Coletivo Action Hero estreia 'The Talent' no Teatro do Bairro Alto
Notícias ao Minuto

12:25 - 07/04/22 por Lusa

Cultura Teatro

Em "The talent" vê-se uma artista numa cabine de som, que recria anúncios publicitários, audioguias de exposições e meditação gravada numa personagem que pode ser a protagonista da sua própria narrativa ou apenas uma marioneta que responde a ordens que lhe são dadas através dos auriculares, segundo a apresentação da peça.

"Uma peça sobre a voz e o legado humano, num futuro não humano", acrescenta o teatro que tem direção artística de Francisco Frazão.

Na cabine de som, uma mulher fala consigo própria, com quem a ouve, com toda a gente, sublinha a nota.

Uma mulher que "soa como um desenho animado", cuja voz se assemelha a uma meditação gravada e que soa "como um ser metafórico, como o mar", acrescenta o teatro, sublinhando tratar-se de mulher de quem se seria capaz de ouvir "fosse o que fosse".

"The talent" tem texto e encenação de Deborah Pearson, James Stenhouse e Gemma Paintin, que também interpreta, desenho de som de Yaseen Clarke, desenho de luz de Alex Fernandes, cenografia de Camilla Clarke, e o olhar exterior é de Tania El Khoury.

O espetáculo é uma produção dos Action Hero e Sarah Warden em coprodução com o Teatro do Bairro Alto, Cambridge Junction e South Street Arts / University of Reading.

Na sala principal do TBA, o espetáculo terá três récitas: dias 22 e 23, às 19:30, e dia 24, às 17:00, e terá legendagem em português. No dia 23, será tema de conversa na iniciativa Clube do Espectador, a realizar na sala Manuela Porto, com moderação de Maria Sequeira Mendes.

Em dezembro de 2015, os Action Hero, uma colaboração entre os artistas britânicos Gemma Paintin e James Stenhouse, que fazem ´art live' e 'performance` procurando usar os espectadores como colaboradores, apresentaram-se na Culturgest, em Lisboa, com dois espetáculos: "Slap talk" e "Hoke´s Bluff", este interpretado pela dupla com a coreógrafa e ´performer` nascida em França Laura Dannequin.

Em fevereiro de 2017, Deborah Pearson, criadora e dramaturga nascida no Canadá a residir no Reino Unido, apresentou-se na Culturgest com "History, history, history", um documentário ao vivo sobre o cinema, uma estrela de futebol e uma família.

"History, history, history" foi a terceira vinda da autora e uma das diretoras do coletivo Forest Fringe à Culturgest, onde apresentou "Like you were before", em 2012, e "The future show", em 2014.

Leia Também: Teatro Variedades em Lisboa deve reabrir "no primeiro trimestre de 2023"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório