Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Miguel Torga abre este mês ciclo de homenagens a escritores portugueses

A Associação Portuguesa de Escritores (APE) vai promover um ciclo de homenagens a escritores portugueses, na Biblioteca Municipal do Palácio Galveias, em Lisboa, que começa no dia 29 de março, com uma evocação de Miguel Torga.

Miguel Torga abre este mês ciclo de homenagens a escritores portugueses
Notícias ao Minuto

09:28 - 24/03/22 por Lusa

Cultura APE

De acordo com a APE, esta sessão terá como interveniente a professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Cristina Robalo Cordeiro, que falará sobre a vida e a obra do escritor.

Trata-se de um "desafio à comunidade de leitores deste escritor humanista, mas é sobretudo o mote para leituras de textos de Miguel Torga, em voz alta".

Este é o registo de todo o ciclo de homenagens, "Traga um livro e dê voz à obra do autor", que convida as pessoas a levarem um livro do autor homenageado e a fazerem leituras em voz alta de passagens à sua escolha.

A sessão seguinte terá lugar no dia 19 de abril, e homenageará Natália Nunes, contando com as intervenções de Annabela Rita e Cristina Carvalho, seguindo-se, a 10 de maio, a evocação de Natália Correia, com a participação de Fernando Dacosta e Helena Roseta.

No dia 8 de junho, a escritora homenageada será Maria Ondina Braga, numa sessão que contará com a participação de Isabel Cristina Mateus.

Considerado uma figura incontornável da literatura portuguesa, o primeiro homenageado, Miguel Torga, Preémio Camões em 1989, nasceu em 1907 e morreu em 1995, tendo deixado uma vasta obra que abrange poesia, prosa, romance e até teatro, traduzida para diversas línguas.

Leia Também: Trilhos seguem os passos de Miguel Torga e do Douro para divulgar Sabrosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório